A Bunge, líder global em soluções para o agronegócio, e a Mantiqueira Brasil, referência no mercado de ovos da América do Sul, assinaram um acordo comercial focado em práticas sustentáveis. A parceria envolve o fornecimento de 12 mil toneladas de farelo de soja 100% rastreável desde a fazenda para a Mantiqueira. O insumo, originado de áreas que adotam técnicas regenerativas, visa melhorar a saúde do solo, a biodiversidade e os estoques de carbono, sendo destinado à produção de ração para as aves das unidades da Mantiqueira.
A transação integra a estratégia da Bunge de conectar grãos sustentáveis a clientes que buscam reduzir emissões de carbono. A operação utiliza uma plataforma blockchain para consolidar informações desde a origem até o destino, permitindo o monitoramento da pegada de carbono do produto.
Estima-se que a pegada de carbono do farelo fornecido seja entre 40% e 70% menor que a média brasileira, segundo metodologias como EcoInvent, GFLI (The Global Feed LCA Institute) e AgriFootprint.
O indicador é auditado por terceiros e utiliza dados coletados via ferramentas digitais oferecidas gratuitamente pela Bunge aos produtores de seu Programa de Agricultura Regenerativa.
Pamela Moreira, diretora de sustentabilidade da Bunge, destaca que a empresa está ampliando a oferta de soluções de carbono para apoiar a redução de emissões e fortalecer abordagens que geram valor para toda a cadeia produtiva.
Economia circular
A cooperação inclui o uso do fertilizante orgânico Solobom, produzido pela Mantiqueira Brasil a partir de esterco de galinha poedeira. Fazendas parceiras da Bunge testaram cerca de 100 toneladas do produto em áreas de safrinha de milho, com previsão de novos testes em outras culturas.
“Essas práticas promovem o uso racional de insumos químicos, aumentam a absorção e a retenção de água no solo e fortalecem a fertilidade natural. Nosso papel na agricultura regenerativa é incentivar a economia circular mediante a transformação dos dejetos das aves (esterco) em fertilizante orgânico. Assim, há uma retroalimentação de todo o ecossistema produtivo da Mantiqueira Brasil de maneira sustentável”, explica Leandro Testa, diretor de originação da Mantiqueira Brasil e de negócios da Solobom.
A Mantiqueira comercializa anualmente mais de 100 mil toneladas do adubo em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, atendendo lavouras de cana-de-açúcar, soja, milho e café.
Programa de Agricultura Regenerativa
Atualmente, o programa da Bunge abrange 345 mil hectares no Brasil. A iniciativa oferece aos agricultores um pacote de benefícios que inclui:
- Pagamento de prêmio por práticas sustentáveis.
- Assistência técnica especializada.
- Ferramentas digitais e de agricultura de precisão.
O modelo conecta a demanda de empresas de alimentos e biocombustíveis a produtos regenerativos, permitindo que empresas interessadas invistam, junto à Bunge, na adoção de novas práticas agrícolas nas propriedades participantes.

