HomeEconomia

Crédito do BB para pequenos e médios produtores bate recorde

Crédito do BB para pequenos e médios produtores bate recordePequenos e médios produtores representam 60% das operações do BB. Foto: Pexels

Críticas de banqueiros a decreto de mercado de carbono citam ‘hipocrisia ética’
BB desembolsa R$ 195 bi em crédito rural em 2023, 8,4% mais que 2022
Amazônia Legal terá recursos para projetos de bioeconomia

Nos primeiros 20 dias do Plano Safra 2023/2024, o Banco do Brasil liberou mais de R$ 12 bilhões em financiamentos para pequenos, médios e grandes produtores rurais. O montante é 28% maior que os valores disponibilizados no mesmo período da temporada anterior, segundo o Globo Rural.

A instituição já contabilizou 36 mil operações. No Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por exemplo, a quantidade de financiamentos contratados por pequenos produtores aumentou 147% em relação ao mesmo período da safra 2022/23. O número de operações com médios produtores, por sua vez, dentro do Pronamp, aumentou 202%. Juntos, somam 60% das operações.

“Nossa atuação traz resultados financeiros sem deixar de lado a geração de valor social. É por isso que esse Plano Safra é diferente. Ele busca levar ainda mais desenvolvimento ao campo em todas as regiões do país com agilidade e conhecimento técnico e gerando produtividade, sim, mas respeitando o ambiente e apoiando as pessoas que trabalham no campo”, afirmou, em nota, a presidente do BB, Tarciana Medeiros.