HomeEconomia

Cresce 150% exportação de gergelim de MT para a China

Cresce 150% exportação de gergelim de MT para a ChinaChina consome 38,4% do gergelim global. Foto: Mapa

Conservar florestas pode colocar Brasil na liderança do mercado de carbono
Com 51 novos mercados abertos, país diversifica exportações do agro
China está de olho na sanidade do milho brasileiro

As empresas de Mato Grosso são responsáveis por um terço da demanda nacional de gergelim para a China, de acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O número de empresas mato-grossenses habilitadas a exportar a semente para o mercado chinês aumentou 150%, passando de 8 para 20.

A nova lista da Administração-Geral das Alfândegas da China (GACC) ampliou o total de empresas brasileiras autorizadas de 31 para 61. Com isso, Mato Grosso representa 32,7% das empresas do Brasil aptas a atender o maior importador mundial do produto. A China consome 38,4% do gergelim global.

O estado também se consolidou como o maior produtor de gergelim do Brasil, hoje o sétimo maior exportador mundial da semente. Na safra 2024/25, foram cultivados cerca de 400 mil hectares, com uma produção estimada em 275 mil toneladas, um crescimento de 12% em relação à safra anterior.

O cultivo tem crescido em áreas de segunda safra, funcionando como uma alternativa de renda e contribuindo para a diversificação da agricultura mato-grossense.

Hoje, o Brasil é o sétimo maior exportador mundial de gergelim, com 5,31% de participação no comércio global. Além do Mato Grosso, Goiás, Pará e Tocantins completam o ranking. Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Rondônia também vêm ganhando destaque, com grande potencial de crescimento da cultura.

Esforço conjunto impulsiona setor

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, atribuiu o avanço à organização do setor produtivo e à colaboração entre o governo e a iniciativa privada.

“Esse avanço expressivo é resultado direto do dinamismo dos nossos produtores e da atuação estratégica do Governo de Mato Grosso, que tem buscado abrir novos mercados e fortalecer a imagem do nosso agronegócio no exterior”, afirmou.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) criou a Câmara Técnica do Gergelim, que reúne produtores, exportadores e órgãos públicos para alinhar estratégias e garantir a qualidade do produto. Esse protagonismo do estado no setor tem gerado benefícios para a economia local, como mais empregos, valorização das cadeias produtivas e atração de investimentos.

LEIA MAIS:

Gergelim, o superalimento que cresceu 170% no País