HomeEconomiaAgricultura

Estoque de fertilizantes no País dá para quatro meses, diz consultor

Estoque de fertilizantes no País dá para quatro meses, diz consultorBrasil tem 13 milhões de toneladas de estoque. Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná.

Tensão entre Rússia e Ucrânia pode afetar importação e exportação brasileiras
O que a guerra na Ucrânia tem a ver com os preços do nosso dia a dia
Alfândega chinesa libera entrada parcial de carne importada do Brasil

O consultor empresarial David Roquetti Filho, que foi diretor executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), disse que o estoque no Brasil é de pelo menos 13 milhões de toneladas – entre insumo já internalizado e encomendado.

“Muitas coisas (fertilizantes) já foram antecipadas e compradas”, disse ele durante webinar promovido pelo Insper Agro Global na noite de quinta-feira, 24/3, com o tema “Geopolítica e desafios do agro brasileiro em tempos turbulentos”.

Ele acrescentou que há estoques suficientes para quatro meses. O Brasil consome anualmente 40 milhões de toneladas de fertilizantes, sendo 85% importados, dos quais 20% do total vem da Rússia e 65%, da Eurásia.
Para ele, a preocupação dos reflexos do conflito entre Rússia e Ucrânia “existe e é importante”. “Mas não é para causar pânico.”

Roquetti Filho acrescentou que o Brasil ainda “tem um respiro” para pensar o que vai acontecer até 2023. “Se eventualmente faltar alguma coisa (adubo para plantio na próxima safra) vai ser pontual”, garantiu ele, acrescentando, porém, que ainda há uma grande interrogação: até quando a guerra no Leste Europeu vai durar? “Esta é a palavra-chave de tudo”, concluiu.

Fonte: Estadão Conteúdo