HomeEconomiaMundo

EUA liberam petróleo de reserva estratégica contra alta no preço do gás

EUA liberam petróleo de reserva estratégica contra alta no preço do gás

Por fertilizantes, Mapa vai a Jordânia, Egito e Marrocos
Brasil mostra ações da Pecuária Sustentável em conferências da FAO
Desmate no Matopiba põe em risco abastecimento de água de 373 cidades

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira, 23/11, a liberação de 50 milhões de barris de petróleo da Reserva Estratégica de Petróleo do país, em movimento coordenado com China, Índia, Coreia do Sul, Japão e Grã-Bretanha.

O anúncio faz parte de um esforço para reduzir os altos preços do gás, resolver a falta de abastecimento de petróleo em todo o mundo e, assim, controlar a inflação que está prejudicando diversos países em seus esforços de retomada econômica pós-pandemia.

De acordo com comunicado do governo Joe Biden, 50 milhões de barris serão divididos de duas formas: 32 milhões serão usados como meio de troca e devolvidos às reservas nos próximos anos e os outros 18 milhões serão vendidos com base em uma autorização feita previamente pelo Congresso.

“O presidente está pronto para tomar medidas adicionais se elas forem necessárias e está preparado para usar a coordenação e o trabalho de todas as autoridades junto ao resto do mundo para manter a cadeia de fornecimento adequada enquanto saímos da pandemia”, diz trecho do comunicado do governo norte-americano.

Até a última sexta-feira, havia 604,5 milhões de barris na Reserva Estratégica de Petróleo, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA.