HomeEconomiaAgricultura

Preços de fertilizantes nitrogenados caem no início de 2022, diz Itaú BBA

Preços de fertilizantes nitrogenados caem no início de 2022, diz Itaú BBA

Entrega de fertilizantes cresce 21,4% em junho ante junho de 2020, diz Anda
Árabes querem ampliar exportação de fertilizantes para o Brasil
Alta de gás faz Yara reduzir produção de fertilizantes na Europa

Após o arrefecimento das negociações de fertilizantes no mercado mundial no final de 2021, os preços dos insumos voltaram a cair nas primeiras semanas de 2022 – exceto o MAP, que viu suas cotações se recuperaram da queda em dezembro/21. As informações são da consultoria Itaú BBa.

No caso dos produtos nitrogenados, o menor volume adquirido pela Índia no último leilão de compra acentuou a desvalorização dos preços nestas semanas. A redução nas cotações dos adubos, somada à valorização dos preços de soja, milho, café e algodão neste início de ano, melhoram as relações de troca, mesmo que levemente, sobre os níveis do fim do ano passado.

No Brasil, mesmo com a ligeira redução da relação de troca, as compras de fertilizantes seguem sazonalmente lentas pois os patamares de preço ainda seguem elevados.

“De qualquer maneira, diante das incertezas, é importante que o produtor fique atento às oportunidades e não desconsidere que, embora não seja o cenário base, há riscos de disponibilidade dos insumos no momento correto caso haja alguma ruptura logística que afete o fluxo de importação e interiorização dos produtos”, afirma o relatório.

Fonte: Itaú BBA