HomeEconomiaAgricultura

Preços de fertilizantes nitrogenados caem no início de 2022, diz Itaú BBA

Preços de fertilizantes nitrogenados caem no início de 2022, diz Itaú BBA

Guerra pode travar venda de fábrica de fertilizantes da Petrobras
Alta nos fertilizantes faz custo da safra da soja subir 54% em MT
‘Mudar lei ambiental não vai resolver o nosso problema com fertilizantes’

Após o arrefecimento das negociações de fertilizantes no mercado mundial no final de 2021, os preços dos insumos voltaram a cair nas primeiras semanas de 2022 – exceto o MAP, que viu suas cotações se recuperaram da queda em dezembro/21. As informações são da consultoria Itaú BBa.

No caso dos produtos nitrogenados, o menor volume adquirido pela Índia no último leilão de compra acentuou a desvalorização dos preços nestas semanas. A redução nas cotações dos adubos, somada à valorização dos preços de soja, milho, café e algodão neste início de ano, melhoram as relações de troca, mesmo que levemente, sobre os níveis do fim do ano passado.

No Brasil, mesmo com a ligeira redução da relação de troca, as compras de fertilizantes seguem sazonalmente lentas pois os patamares de preço ainda seguem elevados.

“De qualquer maneira, diante das incertezas, é importante que o produtor fique atento às oportunidades e não desconsidere que, embora não seja o cenário base, há riscos de disponibilidade dos insumos no momento correto caso haja alguma ruptura logística que afete o fluxo de importação e interiorização dos produtos”, afirma o relatório.

Fonte: Itaú BBA