HomeEconomia

Venda de carros elétricos mais que triplica no Brasil em 2021

Venda de carros elétricos mais que triplica no Brasil em 2021

Marfrig mobiliza cadeia da carne por política pública de rastreabilidade
Dia da Árvore: símbolos de biomas devastados voltam a florescer
De quem é a culpa pelo alto custo dos fertilizantes?

No último ano, o mercado de carros elétricos cresceu 3,5 vezes em comparação a 2020. Segundo o portal Poder 360, foram 2.860 veículos vendidos contra 801 no ano anterior. Quando consideramos o mercado de carros eletrificados por completo (carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in), o crescimento do setor foi de aproximadamente 77%, segundo matéria do portal O Globo.

De acordo com dados da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o número de carros elétricos emplacados neste segmento foi 257% maior que o de 2020 — conforme reportado pelo Canal Tech.

A projeção inicial feita pela ABVE estimava cerca de 29 mil unidades de carros elétricos ou híbridos no mercado brasileiro. No entanto, segundo dados apresentados pelo O Globo, o segmento em 2021 somou 34.990 unidades, 20,6% a mais que o esperado.

A disparada na indústria de carros elétricos pode ser justificada por dois motivos principais, apontados pelo O Globo. Em 2021, enquanto o segmento de veículos alternativos disparava, a indústria nacional teve de reduzir a produção de carros movidos a combustão, pela falta de chips semicondutores.

Outra explicação é o fato de muitas empresas, impulsionadas por princípios da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança, sigla em inglês), buscarem por serviços mais sustentáveis de entrega. Assim, a cada dez carros elétricos vendidos ano passado, dois eram furgões, usados para entregas. Houve também um grande número de vendas para locadoras de veículos.

Apesar do crescimento expressivo, a participação dos carros elétricos e híbridos no mercado brasileiro automobilístico ainda é baixa: menos de 2% das vendas totais de 2021, segundo dados apontados pelo Poder 360. Já os veículos 100% elétricos ocuparam apenas 0,14%. A expectativa  para o ano de 2022, no entanto, é grande.

Temos a perspectiva que o mercado continue crescendo bastante. Como nos últimos meses tiveram salto de vendas, nós achamos que vai ou repetir o percentual de 2021 ou crescer um pouco mais”, afirmou o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, para o portal O Globo.

Pontos de recarga elétrica em Mato Grosso

 Em outubro do ano passado, foram inaugurados 6 postos de recarga para veículos elétricos em nosso estado, conforme noticiado no G1 e Olhar Direto. Os locais de abastecimento estão ao longo de 855 km da BR-163 e são administrados por uma concessionária de rodovias privada, a Rota do Oeste. É o único corredor, até o momento, com capacidade para recarga elétrica de veículos da região Centro-Oeste.

A empresa, em entrevista ao Olhar Direto, afirma que os pontos de recarga na BR-163 atende a valores de sustentabilidade, além de trazer o que há de melhor em tecnologia rodoviária para o principal corredor de escoamento de grãos do Brasil.

Tomamos esta ação para fomentar o crescimento do número de veículos elétricos ou híbridos em Mato Grosso, pois acreditamos que este é o futuro, inclusive para veículos de carga. Temos no nosso DNA a atenção ao meio ambiente e decidimos dar mais este passo”, diz o diretor-presidente da Rota do Oeste, Júlio Perdigão, ao portal Olhar Direto.

Pontos de recarga e uso do serviço

Rondonópolis – SAU 2, km 73

Santo Antônio de Leverger – SAU 06, km 338,6 da BR-364

Várzea Grande – SAU 8, km 434,6 da BR-364

Diamantino – SAU 12, km 546,9

Lucas do Rio Verde – SAU 14, km 640,7

Sorriso – SAU 17, km 784,7