HomeMundo

Brasil fecha acordo com UE sobre cotas agrícolas, após saída do Reino Unido

Brasil fecha acordo com UE sobre cotas agrícolas, após saída do Reino UnidoCom a queda das cotas, UE se compromete a compensar, diminuindo a tarifa. Foto: Agência Brasil.

Agência anuncia repique do La Niña
Desperdício de alimentos é desafio para o mundo acabar com a fome
Brasil e China traçam plano para diversificar balança comercial além da soja

O Brasil e a União Europeia (UE) concluíram um acordo bilateral sobre cotas de vários produtos agrícolas, para ajustá-las ao bloco europeu que passou de 28 a 27 membros com a saída do Reino Unido (Brexit). Pelas cotas, o exportador vende para a UE um determinado volume com tarifa menor. As informações são do Valor.

Pelo acordo, a UE agora menor reduz as cotas, mas em contrapartida o Reino Unido vai abrir outras proporcionalmente, e assim preservar oportunidades de exportações para os dois mercados. O Brasil tem várias cotas específicas na UE, para açúcar, carnes de frango, bovina e peru. O exportador ganha mais usando esse espaço para suas vendas, com alíquota mais baixa.

De acordo com a reportagem, as várias cotas específicas de carne de frango (salgado, processado, congelado etc) somadas para o Brasil declinarão de 338,88 mil toneladas para 244,27 mil toneladas, numa contração de 27,9%. Com essa baixa na UE, a cota no Reino Unido será bem maior, refletindo mais vendas brasileiras de frango naquele mercado em anos recentes.

Uma cota também para o Brasil de carne bovina sem osso, de 10 mil toneladas, cairá para 8,95 mil toneladas. Já a cota para carne bovina congelada destinada a todos os exportadores, e não apenas ao Brasil, cai de 63,7 mil toneladas atualmente para 19,7 mil toneladas. Como essa forte baixa, a UE se comprometeu a compensar diminuindo a tarifa dentro dessa cota de 20% para 15%.