HomeMundo

França notifica mais 142 casos de gripe aviária e total é de 1.164

França notifica mais 142 casos de gripe aviária e total é de 1.164Foto: S. Ausmus/USDA ARS

O que a guerra na Ucrânia tem a ver com os preços do nosso dia a dia
Setor aquecido faz do Brasil segundo maior exportador de algodão
Agricultura aguarda China agendar reunião sobre embargo às exportações de carne

O Ministério da Agricultura da França confirmou, até a segunda-feira, 4/04, mais 142 casos de uma cepa altamente patogênica de gripe aviária (HPAI), que tem sido responsável por surtos da doença no país. Até aquele momento eram 1.164 casos em plantéis comerciais de aves, 42 casos em animais selvagens e outros 22 casos em galinhas. A pasta não informou em que região esses animais foram identificados.

Segundo o ministério, 34 países da Europa são afetados com casos de HPAI que, entre 2020 e 2021, foram responsáveis por mais de 490 notificações em plantéis comerciais da França e geraram o abate de cerca de 3,5 milhões de aves no sudoeste do país.
O órgão orienta, como medida de prevenção ao avanço do vírus, o abate de animais dos locais contaminados, a desinfecção da área e o controle da circulação de outras aves da propriedade em zonas definidas como proteção e vigilância. O consumo de carne, fígado e ovos – assim como qualquer produto alimentar feito de aves – não apresenta risco para os humanos.

Fonte: Estadão Conteúdo