HomeEconomiaAgricultura

Divulgada lista de maio dos produtos com direito a bônus do PGPAF

Divulgada lista de maio dos produtos com direito a bônus do PGPAFLista mantém bônus para o feijão caupi do MT. Foto: Maria Eugênia Ribeiro/Embrapa

Mesmo com quebra de safra, preço da soja cai
Colheita da soja segue atrasada no País, aponta Conab
Plataforma prevê declínio da produção de milho no Brasil

Já está disponível a relação dos produtos que receberão o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). O documento foi publicado no Diário Oficial da União da terça-feira, 10/5. A relação é atualizada mensalmente. A lista entrou em vigor em 10 de maio e tem validade até o dia 9 de junho. Foi incluído na atual lista de bonificação: a borracha no Maranhão.

A Companhia Nacional Abastecimento (Conab), ligada ao Mapa, é o órgão responsável pela realização do cálculo do bônus. Ele é calculado com base no valor médio de mercado e descontado dos financiamentos do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

A lista manteve o bônus para o feijão caupi no Amapá, em Mato Grosso e no Tocantins, para o açaí no Acre. No caso da banana, permanece o bônus para Alagoas e Pernambuco. Já a juta/malva continua com bônus no Amazonas, e o maracujá, no Ceará. O cacau cultivado também segue com o bônus no Amazonas.

O maior bônus concedido foi de 31,55%, para o maracujá, no Ceará, e o segundo maior foi concedido para o açaí (27,89%) no Acre, seguido do feijão caupi no Amapá, com 22,8%.

Dois estados deixarão de bonificar: o Amapá, para o produto açaí, e o Maranhão, para o feijão caupi.

O agricultor beneficiado pelo PGPAF utiliza o bônus como desconto nas parcelas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Clique aqui  para acessar a lista completa.

Fonte: Mapa