HomeAgricultura

Mapa e Abinbio discutem avanços do setor de bioinsumos

Mapa e Abinbio discutem avanços do setor de bioinsumosEncontro debateu ações para fomentar o desenvolvimento do setor. Foto: Mapa

Ameaça aos bioinsumos mantém agro refém de empresas estrangeiras
Conheça sete razões para apostar nos bioinsumos
Produtores de Mato Grosso apostam em bioinsumos

Na quinta-feira, 29/2, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizou reunião com a diretoria da Associação Brasileira de Indústrias de Bioinsumos, a Abinbio. O encontro promoveu o diálogo sobre o desenvolvimento e regulamentação do setor, além de destacar a importância do produto para o avanço sustentável da agropecuária brasileira.

“Esse é um assunto muito importante. É um caminho para o avanço sustentável da agricultura brasileira. Certamente os bioinsumos terão grande papel no nosso futuro de desenvolvimento e vocês podem contar com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária”, pontuou Fávaro.

A reunião destacou que com os avanços da indústria de bioinsumos o Brasil pode ser beneficiado com uma agricultura de menos impacto e mais produtiva, além de geração de empregos e renda, a partir da cadeia produtiva do setor. O produto desenvolvido em território nacional também fortalece a independência e a soberania do país, sem precisar da compra externa.

“O encontro foi muito importante para o setor das indústrias de bioinsumos brasileiras. Estamos muito alinhados. Queremos fomentar, fazer com que os bioinsumos cresçam no país e que componha cada vez mais o portifólio de tecnologias do agricultor”, explicou o presidente da Abinbio, Marcelo Godoy.

Bioinsumos

Os bioinsumos são produtos baseados em componentes biológicos, como microrganismos e extratos vegetais. Pode ser destinado na produção, no armazenamento e no beneficiamento de produtos agropecuários, potencializando os ganhos ambientais em toda a cadeia de produção.

Uma de suas funções é o combate a pragas e doenças, podendo aumentar a disponibilidade da quantidade de nutrientes para as plantas. Dessa forma, consegue-se uma melhor fertilidade do solo, além de ser biodegradável, proporcionando uma agricultura mais sustentável.

Fonte: Mapa