HomeAgricultura

Novo Plano Safra terá foco em sustentabilidade, diz ministro

Novo Plano Safra terá foco em sustentabilidade, diz ministroMinistros discutiram agro de baixo carbono. Foto: Mapa

Fertilizantes: Rússia restringe exportação de nitrogenados por seis meses
Chineses descobrem gene que pode aumentar produção de grãos sem abertura de área
Clima traz prejuízos ao produtor rural

Os ministros Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária (Mapa), Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), se reuniram na sede do Mapa, em Brasília, na segunda-feira, 10/4, para elaborar em conjunto as diretrizes do Plano Safra 2023-2024, que terá como orientação principal a produção sustentável de alimentos.

Fávaro explicou que o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, conhecido como Plano ABC+, será o indutor das políticas agrícolas brasileiras, voltadas para a agropecuária de baixo carbono.

“Estamos com as nossas equipes definindo critérios, incentivos e oportunidades para que tenhamos uma agropecuária voltada à produção com baixa emissão de carbono”, disse.

Segundo o ministro, o novo Plano Safra terá um capítulo importante com diretrizes para o financiamento de atividades de agrofloresta e extrativismo.

De acordo com Marina Silva, o objetivo é que o Plano Safra seja a base da transição para a agricultura de baixo carbono.

“E que a gente possa, a partir daí, mostrar que o Brasil pode ser ao mesmo tempo uma potência agrícola, mas também uma potencia ambiental e florestal”, afirmou a ministra.

O ministro Paulo Teixeira reiterou que o Plano Safra deve incentivar a transição para uma agricultura regenerativa.

“Podemos aumentar os estímulos para que a gente possa anunciar um grande Plano Safra para a agricultura do Brasil com esses ingredientes de uma agricultura regenerativa e ecológica”, concluiu.

O novo Plano Safra deve ser lançado entre os meses de maio e junho e atenderá diferentes categorias de produtores rurais nos mais diversos segmentos.

Fonte: Mapa