HomeAgricultura

O El Niño seguirá ameaçando a agricultura em 2024, diz ONU

O El Niño seguirá ameaçando a agricultura em 2024, diz ONUPlantações já estão sendo afetadas pela seca. Foto: Wikimedia Commons

Adubação verde pode garantir economia de até 50% com fertilizantes
Aberta consulta sobre regulamentação do autocontrole agropecuário
Poluição do ar por incêndios provoca 1,5 milhão de mortes anuais

De acordo com as previsões recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), o fenômeno climático El Niño deve persistir pelo menos até o primeiro semestre de 2024. Isso está associado a chuvas fora da normalidade em toda a América Latina, o que gera preocupações no setor agrícola. As informações são da Reuters. 

Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), as temperaturas da superfície do mar do Pacífico dispararam nos últimos meses, “com aquecimento mais forte ao longo da costa sul-americana”.

As previsões para o primeiro trimestre de 2024 indicam chuvas acima da média em países como Peru, Equador e México. Isso ocorre em contraste com as condições de seca contínua no Brasil, Guiana e Suriname. No entanto, a atual seca na América Central deve ser amenizada até o final de 2023.

O relatório reforça que a agricultura, que inclui plantações, pecuária, florestas e pesca, é particularmente vulnerável, dado que o setor pode absorver 26% das perdas econômicas durante condições climáticas extremas e até 82% durante a seca.