HomeAgriculturaProdutividade

MT registra 62% dos casos de ferrugem asiática nesta safra

MT registra 62% dos casos de ferrugem asiática nesta safraFerrugem asiática foi identificada no País em 2001. Foto: Embrapa

Embrapa e FAO promovem evento online para celebrar Dia Mundial do Solo
Mato Grosso aguarda assinatura de acordo de 15 milhões de euros com Alemanha, anuncia secretária
Pecuaristas mudam mentalidade e promovem restauração ecológica

Mato Grosso lidera o número de casos de ferrugem asiática da Safra 2021/2022. Em todo o país, segundo balanço do Consórcio Antiferrugem, foram registrados 377 eventos da doença que atinge a cultura da soja. Destes, 234 ocorreram no nosso Estado (62%),  230 a mais que na temporada passada.

O pior mês para a safra de soja mato-grossense foi março, com 106 ocorrências, seguido de fevereiro  (78), abril (31 ) e  janeiro (19). Primavera do Leste foi um dos municípios mais aitngidos, com 12 eventos.

O Brasil teve o mesmo número de casos do ano passado, segundo o consórcio.

Em dez anos, o aumento de registros da praga no Brasil foi de de 42,2% . O Consócio Antiferrugem começou sua série histórica em 2004/05, quando computou 332 ocorrências.

Primeiro registro

A ferrugem-asiática da soja foi identificada pela primeira vez no Brasil em 2001, e a partir de então é monitorada e pesquisada por vários centros públicos e privados. Segundo o Consórcio Antiferrugem, essa doença, considerada a principal na cultura da soja, possui um custo médio de US$ 2,8 bilhões por safra no Brasil.

Fonte: Consorcio Antiferrugem e Embrapa