HomePecuária

COP30: CNA afirma que agro saiu fortalecido no debate climático

COP30: CNA afirma que agro saiu fortalecido no debate climáticoCOP30 fortalece o agro como ator da agenda climática. Foto: Agência Brasil

Lula retomará reuniões com empresários do agronegócio
Artigo: Por que o sistema ILP veio para ficar
Agricultura sustentável reduz custos e aumenta produtividade

A agropecuária é parte da solução dos problemas climáticos e sai mais forte da COP30. Essa é a avaliação do vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Muni Lourenço, que destacou o protagonismo do setor na conferência e o compromisso do produtor rural com a sustentabilidade e a segurança alimentar global.

Segundo Lourenço, que também preside a Comissão de Meio Ambiente da CNA, a COP30 ampliou a compreensão internacional sobre o papel do agro na redução das emissões e no fornecimento de alimentos a um planeta cada vez mais vulnerável às mudanças climáticas.

“Temos a responsabilidade de alimentar mais de um bilhão de pessoas no mundo. E fazemos isso de maneira sustentável do ponto de vista ambiental, social e econômico, porque, ao mesmo tempo em que somos uma potência na produção de alimentos e energia renovável, cumprimos a legislação ambiental que é uma das mais rigorosa do mundo, que é o Código Florestal”, afirmou.

O Sistema CNA/Senar teve um espaço exclusivo para o setor agropecuário na AgriZone, além de participação ativa na Blue Zone, área oficial de negociações da ONU. Lá, promoveu painéis, debates, diálogos técnicos e encontros com autoridades e especialistas internacionais.

A estratégia, segundo Lourenço, ajudou a reforçar a mensagem de que o agro brasileiro é parceiro essencial para alcançar as metas climáticas.

“O agro brasileiro deu seu recado, desconstruindo narrativas equivocadas. O mundo passa a ter uma compreensão mais clara sobre o compromisso do produtor rural com práticas sustentáveis e com a redução das emissões”, explicou.

Para o dirigente, um dos principais legados da participação do setor na COP30 é justamente a consolidação da agricultura dentro do debate climático. Temas como produção de baixo carbono, manejo sustentável do solo, recuperação de áreas degradadas, bioeconomia e inovação tecnológica estiveram entre os mais discutidos na conferência.

A COP30, realizada em Belém (PA), foi encerrada no sábado (22), reunindo negociadores de todo o mundo para debater propostas, mecanismos financeiros e ações necessárias para enfrentar a crise climática nos próximos anos.

LEIA MAIS:

MT inaugura programa nacional de rastreabilidade no agro

COP30: produtores provam que agro pode cortar 10% das emissões

Agro pode antecipar neutralidade climática do Brasil em dez anos