HomePecuária

Um alerta sobre os riscos de produtos veterinários piratas

Um alerta sobre os riscos de produtos veterinários piratasMedicamentos piratas são preocupação para sindicato. Foto: Pexels

Maioria dos executivos brasileiros acredita que mudança climática impactará negócios em 2022
Mapa debate modelos para financiar descarbonização na agropecuária
Brasil mostra ações da Pecuária Sustentável em conferências da FAO

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), a pirataria de medicamentos veterinários no país é um problema sério que vem crescendo na esteira da popularização das vendas online. Dados da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), em 2021, revelam que os produtos falsificados movimentaram cerca de R$ 290 bilhões no país.

Com o intuito de garantir a saúde dos animais e a qualidade dos alimentos produzidos no Brasil, a entidade lançou a campanha “Olhos Abertos”, que está na segunda fase, cujo o mote é “identificar os medicamentos veterinários que você confia de olhos fechados”. A medida alerta os consumidores sobre os perigos dos produtos piratas, sejam eles falsificados ou contrabandeados.

Emílio Salani, vice-presidente executivo do Sindan, em entrevista ao Globo Rural, explicou que é fundamental que tutores e produtores tenham confiança nos medicamentos oferecidos aos animais. Ele reiterou que a compra dos produtos falsos é uma ameaça à saúde animal porque eles não são analisados pelos órgãos responsáveis, portanto, não têm garantia de qualidade, segurança e eficácia.

“Isso faz com que na sua composição possam ser encontrados ingredientes tóxicos. Além do impacto negativo para a saúde e o bem-estar dos animais, o uso também traz prejuízo aos produtores devido à perda de produtividade e a baixa qualidade do produto final”, disse ao portal.

Em seu site, o Sindan disponibilizou um formulário que ajuda combater esse problema. A denúncia é anônima e todas as informações serão encaminhadas pelo sindicato às autoridades competentes.