HomeAgriculturaUncategorized

Cultivo da pitaya orgânica envolve família no Norte de MT

Cultivo da pitaya orgânica envolve família no Norte de MTOriginária da América Central e México, pitaya é cultivada no Norte de MT. Foto: Pexels

‘Agronegócio não quer armas, quer produzir alimento’, afirma ministro da Casa Civil
Projetos sustentáveis de MT receberão R$ 171 milhões
Contag apresenta Pauta de Negociação para a Safra 2022-2023

Gerson Ferreira é servidor público, mas concilia o trabalho com a atividade de agricultor. Morador do município de Santa Carmem, a 493 km, de Cuiabá, ele investiu na pitaya orgânica, que se adaptou muito bem na região Norte do Estado. Atualmente, a propriedade  de Ferreira conta um total de 370 pés de pitaya, com potencial produtivo de cerca de 16 kg de fruta por muda. O investimento de Gerson Ferreira conta com o apoio técnico da prefeitura do município.

“A gente tem uma preocupação muito grande, principalmente com o pequeno produtor, porque ele precisa de alternativas. Nós sabemos que hoje a agricultura familiar no nosso país ela passa por muitas dificuldades na sucessão familiar. Quando a gente encontra pessoas como o Gerson, que tem isso no sangue, a gente procura de uma certa forma auxiliar e orientar para que eles possam diversificar a sua produção”,  explica Jonas Martins, engenheiro agrônomo, em entrevista ao  G1.

O agricultor explicou que se encantou com a pitaya após assistir a um vídeo sobre a fruta na internet, ao lado da esposa Laurides Ferreira, que também se dedica ao cultivo na propriedade.

“É muito gratificante para a gente, que gosta de cultivar a pitaya, que é a fruta-do-dragão. A fruta em si não dá muito trabalho, chegando no tempo de elas produzirem, a gente chega, dá um jeitinho nela, dá uma poda e logo ela já vem aflorada”, resume Laurides, em entrevista ao portal.