HomeEconomia

Ativo econômico: defesa de direitos indígenas é bom negócio para MT

Ativo econômico: defesa de direitos indígenas é bom negócio para MTMT é o segundo Estado em conflitos por direitos territoriais. Foto: Tiago Miotto/Cimi

Governo vai investir em sustentabilidade e agro pode lucrar. Saiba como
Agronegócio deve ter maior crescimento desde 2017
De vilão a herói: o papel do agro nas mudanças do clima

Por André Garcia

Líder na produção de commodities e destaque em exportações, Mato Grosso ainda convive com altos níveis de brutalidade contra os povos indígenas. O cenário, além de não combinar com o agronegócio, pode passar de problema social para prejuízo na balança comercial. Esta é a reflexão proposta pelo Gigante 163 no Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas.

A matemática é simples. Estas comunidades são reconhecidas internacionalmente como as principais barreiras de contingência no enfrentamento ao desmatamento, desmatamento este que é critério número tanto para os acordos de captação de recursos quanto para os contratos de exportação.

Vide lei de importação de produtos com risco florestal (FERC – Forest and ecosystem-risk commodities) da União Europeia, que endureceu exigências sobre a origem dos produtos vendidos ao bloco. A norma está em período de transição e o Parlamento Europeu não descarta inserir critérios de proteção indígena nas suas próximas revisões.

Há que se considerar ainda que, como já noticiado pelo Gigante 163, o quadro de violência e de crise humanitária faz com que empresas deixem de investir na Amazônia por questões de reputação. Isso porque os critérios ESG (Meio ambiente, social e governança – em tradução do inglês) estão se tornando cada vez mais rígidos.

Mau negócio para Mato Grosso, que ocupou, por exemplo, o terceiro lugar no País em mortalidade de crianças indígenas de 0 a 5 anos, com 106 casos, em 2021. Dentre as principais causas estava a desnutrição proteico-calórica grave, o que leva a pergunta: como o maior produtor de alimentos do país permite que crianças morram de fome?

Os dados são do Relatório “Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil” do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e mostram que o Estado também é o segundo em conflitos por direitos territoriais indígenas (16), o que inclui fraudes no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e certificação de propriedades privadas sobre Terras Indígenas (TIs).

Com relação às invasões, exploração ilegal de recursos naturais e danos diversos ao patrimônio, como destruição de moradias, cercas, barracas e casas, o Estado é o sexto colocado. Então, para que a defesa de terras e direitos de comunidades tradicionais seja encarada pelo Estado como ativo econômico, há muito o que fazer.

Alerta para MT

Considerando este cenário, é impossível não mencionar a tragédia Yanomami, que tomou os noticiários com imagens chocantes de morte e doenças. O caso veio à tona em Roraima, mas acendeu um alerta para Mato Grosso, onde o garimpo, atividade diretamente relacionada às graves denúncias, já abriu caminho.

Ligada à contaminação da água e ao crime organizado, a atividade tem mais força na região da Amazônia mato-grossense. Em 2021, por exemplo, mais da metade de ouro comercializado no Brasil (52,8 toneladas) tinha graves indícios de ilegalidade. Do total, 61% saiu da Amazônia, sendo Mato Grosso o líder do ranking, com 16 toneladas.

Os números são do Instituto Escolhas, que sistematiza estudos sobre mineração e uso da terra e apontam ainda que esta  comercialização ocorreu, majoritariamente, no entorno das TIs Areões, Pequizal e Vale do Guaporé, situadas entre Rondolândia, Colniza e Aripuanã.

Este último, não por coincidência, é um dos líderes de devastação e ocupa a 10ª colocação entre os municípios mais violentos do Brasil, sendo também o mais violento do Estado, segundo o Anuário de Segurança Pública. Com população de 23.067 habitantes, lá a taxa média de mortes violentas intencionais é de 118,7.

Isso evidencia a relação entre os setores e mostra como a condução destas questões pode gerar lucro ou prejuízo. Logo, para embasar as cobranças por reconhecimento e investimentos na agro, amplamente defendidas pelo governador Mauro Mendes, é preciso repensar também as políticas públicas voltadas ao garimpo e às TIs.

LEIA MAIS:

Atrelado a violência e contaminação, garimpo é ameaça ao agro em MT

Mato Grosso e Pará concentram 91,9% do garimpo no Brasil: Peixoto de Azevedo é polo

Casos de malária caem 67% com fechamento de garimpos ilegais em MT

Decreto sobre ‘mineração artesanal’ pode virar incentivo ao garimpo ilegal

Mineração em Mato Grosso pode gerar disputa hídrica com agronegócio

Saiba como crime organizado e desmatamento prejudicam investimentos em MT

Veja as Terras Indígenas mais cobiçadas pela mineração no MT

Pedidos de mineração disparam em Terras Indígenas no MT

Mendes libera exploração mineral em Áreas de Reserva Legal em Mato Grosso