HomeEcologia

Pantanal e Cerrado devem ser destaques na pauta da COP-28

Pantanal e Cerrado devem ser destaques na pauta da COP-28Intenção é atrair investimentos para preservação do bioma. Foto: Wikimedia Commons

Apib pede inclusão de mais biomas brasileiros em regulação europeia
Mulheres xavantes coletam semente nativa para reflorestar Cerrado
Devastação no Cerrado aumentou quase 20% no Brasil em 2022

Entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro acontece Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes. Além da Amazônia, o Pantanal e o Cerrado deverão ganhar destaque na pauta. As informações são do G1.

De acordo com a deputada federal Camila Jara, do Mato Grosso do Sul, que vai abordar o Pantanal e o Cerrado no evento, o governo federal pretende destacar os esforços desenvolvidos para a preservação do bioma para atrair investimentos internacionais para sua preservação. Neste mês de novembro, os incêndios na região mobilizaram autoridades, bombeiros, brigadistas e organizações em prol do meio ambiente no combate.

“É muito mais interessante preservar um bioma que ainda está conservado, do que tentar recuperar um bioma que infelizmente já foi devastado. A gente perdeu muitos ativos econômicos e sociais por não pautar outros biomas além da Amazônia nessas conferências. Então, pela primeira vez, vamos ter um painel onde vamos discutir o Pantanal e mostrar nossos ativos”, disse.

Um desafio a ser superado pelo governo é a desburocratização dos recursos que possam ser adquiridos no evento. Isso porque para que entidades tenham acesso ao dinheiro repassado, é necessário apresentar um projeto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), comprovando ações e resultados práticos.

“A COP28 vai ser central, porque a gente entende que vai restabelecer as relações diplomáticas”, concluiu.