Por André Garcia
Soluções que aliam tecnologia, bem-estar animal e uso eficiente de recursos naturais têm ganhado protagonismo na pecuária brasileira. Durante a Agrishow 2025, empresas do setor apresentaram equipamentos voltados à automação e à gestão inteligente de rebanhos, com foco em sustentabilidade, produtividade e economia circular.
Entre os destaques está a Casale, que lançou a RX 350 TechBull, considerado o maior misturador de ração total horizontal do mundo. Com capacidade de 16 toneladas, o equipamento reúne sistema de telemetria, monitoramento por câmeras e exclusivas tecnologias que reduzem perdas e aumentam a eficiência operacional em confinamentos de larga escala.
“Trata-se de uma expansão da linha mais tecnológica do segmento, com capacidade inédita no mercado”, afirmou Jaqueline Casale, diretora comercial e de marketing da empresa.
Outro lançamento da Casale, o Lec 1620, aposta na sustentabilidade ao permitir o reaproveitamento de esterco e a distribuição de fertilizantes organominerais. A tecnologia favorece a economia circular nas fazendas, melhora a qualidade do solo e contribui para a redução do uso de insumos químicos.
“A Lec 1620 traz um enorme potencial sustentável, uma vez que oferece a possibilidade de reaproveitar o esterco e facilitar a economia circular para o produtor, além do uso para distribuição de organomineral, ambos aumentando a qualidade do solo e a eficiência produtiva”, disse Jaqueline.
Equipamentos que reduzem o impacto ambiental
A BS Agro também apresentou inovações na mecanização da pecuária, como o novo vagão misturador voltado para sistemas de confinamento e semiconfinamento. O equipamento foi desenvolvido para oferecer maior rendimento com menor consumo de energia.
“Uma das nossas novidades é o vagão misturador para gado confinado e semiconfinado, com uma tecnologia que proporciona maior ganho para o cliente no que diz respeito à economia, além de exigir pouco esforço do motor”, destacou Elizeu Cardoso, diretor comercial da BS Agro.
O avanço da chamada Pecuária 5.0 se traduz em um novo padrão de manejo, com uso de inteligência artificial, sensores e automação para monitoramento da saúde e do comportamento dos animais. A integração desses dados permite decisões mais rápidas, melhora o bem-estar dos rebanhos e promove o uso racional de pastagens e insumos.
Bem-estar animal com tecnologia de precisão
Nesse contexto, a COIMMA apresentou o Robust Hidráulico, um equipamento de contenção com sistema hidráulico moderno que reduz o estresse dos animais e o risco de acidentes durante o manejo. A solução é voltada para pecuaristas com rebanhos entre 2 mil e 5 mil cabeças, que realizam milhares de manejos por ano.
“Esse perfil de pecuarista, que detém entre 2 mil e 5 mil cabeças de gado, agora conta com um equipamento que alia inovação e custo-benefício, para elevar a eficiência da sua operação”, observou Bruno Dancieri Silveira, diretor comercial da COIMMA.
Fabricado com aço de alta resistência, o Robust Hidráulico inclui pescoceiras e piso emborrachados, além de ser compatível com balanças eletrônicas — recurso que facilita a rastreabilidade e contribui para a conformidade com exigências sanitárias e de bem-estar animal.
Agrishow 2025
A feira segue até o dia 2 de maio em Ribeirão Preto (SP) e deve receber cerca de 195 mil visitantes durante os cinco dias de programação. Durante o evento, produtores e técnicos terão a oportunidade de obter mais informações sobre essas cultivares e seu potencial para uma agricultura mais sustentável com os especialistas no estande da Embrapa.
LEIA MAIS:
Protótipo de picape movida a biometano é atração na Agrishow
Agrishow foca em produtividade e clima para faturar R$ 15 bi
De IA a robótica, Agrishow atendeu pequenos e grande produtores; veja
Na Agrishow, Abimaq defende modernização de frota com Plano Safra
Agrishow anuncia prêmio de startup de tecnologia e inovação agrícola