HomeTecnologia

Agrishow anuncia prêmio de startup de tecnologia e inovação agrícola

Agrishow anuncia prêmio de startup de tecnologia e inovação agrícola

Na Agrishow, setor cobra divulgação de histórico ‘sustentável’ do agro
Na Agrishow, Abimaq defende modernização de frota com Plano Safra
Suspensa desde 2019, Agrishow espera faturamento recorde em 2022

O Agrishow começou nesta terça-feira, 19/10, e já anunciou uma série de novidades no campo da tecnologia e inovação. Com o objetivo de difundir novas ideias e apoiar, colaborar e acelerar o desenvolvimento de soluções para o agronegócio, foi lançado o Agrishow Labs e o Prêmio Agrishow de Startup .

“O Agrishow Labs já nasce com a missão de ser o mais importante hub de inovação agrícola do Brasil. O objetivo é promover a conexão entre pessoas, empresas e startups que geram soluções de alto impacto para todos”, disse Clayton Guimarães, representante da Core Innovation Drive, empresa idealizadora pelo Agrishow Labs.

Uma das primeiras providências para isso acontecer é a realização do maior mapeamento de startups agrícolas do Brasil, em parceria com o Supera Parque de Inovação e Tecnologia, ligado à USP de Ribeirão Preto (SP).  Essa parceria vai permitir um amplo trabalho de pesquisa, e o resultado desse levantamento será um panorama de projetos inovadores ligados ao agro.

“O mapeamento vai ser importante para sabermos quais são as startups e quais sãos as tecnologias que estão sendo desenvolvidas para o agro. O agronegócio responde por mais de 20% do PIB e a chegada de novas tecnologias é muito importante para modernizar o setor”, afirma Eduardo Cicconi, gerente geral do Supera.

De acordo com ele, existem muitas soluções sendo geradas no âmbito da academia e, quando transformadas em inovação, são capazes de aumentar a produtividade e reduzir custos operacionais, movimentando toda a cadeia  do agro.

“Hoje, além da dificuldade de conexão com investidores, há também a falta de conexão das startups com grandes empresas. Há ainda resistência por parte das corporações em expor quais os problemas enfrentados por elas. O mapeamento vem com objetivo de atender e atualizar o ecossistema de inovação. Se há um tema que o Brasil pode ter um dos maiores campos do mundo para fomentar e desenvolver inovação, esse é o agro”, acredita Cicconi.

O Supera Parque, que hoje abriga 83 startups, surgiu do convênio entre a USP, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. “O objetivo é apoiar todas as fases de desenvolvimento de uma empresa, desde a sua criação até a sua internacionalização”, explica o gerente geral do parque.

Além do mapeamento, foi anunciado o Prêmio Agrishow de Startup, que vai selecionar dez finalistas e premiar três projetos na próxima edição da feira, que vai acontecer entre 22 e 25 de abril de 2022. O regulamento do prêmio está sendo ainda elaborado.

Até lá o Agrishow  Labs vai promover encontros, palestras, talk shows com startups, entrevistas, palestras e mentorias com nomes da inovação e tecnologia, entre outros eventos.

O prêmio, segundo os idealizadores, é o reconhecimento da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola e suas entidades organizadoras a quem está buscando novas soluções para o agro.