HomePecuária

MT tem novo foco de gripe aviária e órgão reforça orientações

MT tem novo foco de gripe aviária e órgão reforça orientaçõesAlerta vale para criações domésticas com risco de contaminação. Foto: Indea-MT

VBP da Agropecuária em MT em 2024 deve ser de R$ 148,6 bi
Ministério aprova registro de novos defensivos para controle de pragas
Do Mapa: Relatório do IPCC reforça necessidade de adaptação do agro a emergência climática

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) emitiu um alerta aos produtores rurais do estado após a confirmação de um novo foco de gripe aviária em aves de subsistência no município de Acorizal. A informação foi divulgada pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), que identificou o caso após relatos de mortes súbitas de aves e exames realizados pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária.

Este é o segundo registro da doença no estado desde dezembro de 2025. O foco foi detectado em uma propriedade com aves de fundo de quintal que apresentaram sintomas compatíveis com a Influenza Aviária. O local foi imediatamente isolado, as aves sacrificadas, e a área passou por desinfecção, entrando agora em período de vazio sanitário.

Conforme o Indea-MT, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), estão em andamento ações de controle e monitoramento em um raio de até 10 quilômetros da propriedade afetada. Equipes de vigilância sanitária seguem mobilizadas para conter qualquer possibilidade de disseminação do vírus.

Apesar do alerta, as autoridades reforçam que o caso é restrito a criações domésticas e não compromete a produção comercial de aves no estado.

Atenção aos sintomas

A Famato reforça a importância da vigilância nas propriedades e orienta os produtores a observarem atentamente os seguintes sinais clínicos nas aves:

  • Mortalidade súbita;
  • Inchaço na cabeça;
  • Cristas com coloração roxa;
  • Tosse ou espirros;
  • Falta de coordenação motora;
  • Diarreia de coloração esverdeada.

A orientação é para que os galinheiros permaneçam fechados e com telas bem conservadas, evitando qualquer contato entre aves domésticas e aves silvestres ou migratórias, principais transmissores naturais da doença.

Em caso de suspeita ou mortes incomuns, não toque nos animais. O produtor deve comunicar imediatamente o escritório do Indea no seu município. A Famato também orienta os produtores a assistirem ao vídeo explicativo sobre prevenção e cuidados com a gripe aviária: