HomeEcologiaPecuária

Consumidor quer carne sem desmatamento, diz pesquisa

Consumidor quer carne sem desmatamento, diz pesquisaIntegração Lavoura, Pecuária e Floresta garante sustentabilidade. Foto:CNA

Justiça determina indenização por desmatamento em MT
Previsão aponta chuva abaixo do normal no norte de MT nos próximos meses
Petrobras quer vender ‘diesel verde’ mais barato que biodiesel

Você sabia que será possível rastrear a carne que você come, desde a fazenda onde nasce o bezerro, passando por todas as etapas de sua produção, até que ela chegue à sua mesa?

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e O Instituto O Mundo Que Queremos desenvolveram um novo indicador público de transparência e controle da cadeia de produção e comercialização de carne bovina no Brasil: o Radar Verde, que foi lançado nesta quarta-feira, 27/4.

O objetivo do indicador é mostrar quais frigoríficos e redes varejistas têm melhor controle e transparência sobre sua cadeia de produção, a fim de garantir que a carne que vendem não causou desmatamento na Amazônia, nem direta, nem indiretamente.

O Brasil é um dos maiores produtores globais de carne bovina. Mais de 40% do nosso rebanho está localizado nos Estados que compõem a Amazônia Legal  e, de acordo com uma pesquisa encomendada pelo Radar Verde e realizada pelo Reclame AQUI,  58% dos brasileiros querem saber se a carne que consomem está relacionada com o desmatamento da região.

A pesquisa revelou também que:

  • 40% disseram que já deixaram de comprar carne de fabricantes associados ao desmatamento ou violação de leis ambientais.
  • 58% afirmaram que a informação clara sobre a procedência da carne é um fato relevante na hora da compra
  • 79% acreditam que quem vende a carne bovina (supermercados e frigoríficos) deve ser responsável por verificar se a produção causou ou está relacionada com o desmatamento.
  • 43% revelaram que a marca da carne é um fator importante na hora da escolha.
  • 73% declararam que, caso o rastreamento fosse regra,  deixariam de comprar em supermercados e frigoríficos que não conseguem garantir a associação da carne oferecida com desmatamento.

Todos os entrevistados afirmaram que gostariam de ter acesso a indicadores transparentes sobre as políticas de sustentabilidade dos fabricantes de carne.

Fonte: O Mundo Que Queremos

LEIA MAIS:

Conheça fazenda que é exemplo bem-sucedido da pecuária pantaneira

Projeto de boas práticas de pecuária pantaneira é ‘joia da coroa’

Você sabe o que é Boi 777?