HomeEcologia

Aviões agrícolas passam a combater incêndios florestais

Aviões agrícolas passam a combater incêndios florestaisLei já está valendo para essa temporada de forte seca. Foto: Agência Brasília

Governo de MT lança CAR Digital para agilizar processos
Reflorestamento com mudas cobre solo acima da meta em MT
Projeto que amplia desmatamento no Cerrado avança na ALMT

Foi sancionada sem vetos a lei que permite o uso de aviões agrícolas no combate a incêndios florestais. Oriunda do PL 4.629/2020, de autoria do senador licenciado Carlos Fávaro (PSD-MT),  a Lei 14.406, de 2022 passou a valer desde quarta-feira, 13/7, momento de forte seca, com agravamento dos focos em diversas regiões do país.

O texto altera o Código Florestal e o Decreto-Lei 917, de 1969, referente ao emprego da aviação agrícola no país. A matéria foi aprovada em outubro de 2020 no Senado, mas teve o aval da Câmara somente no mês passado.

Segundo Fávaro, a temporada das secas e dos incêndios coincide com a entressafra agrícola na maior parte do território brasileiro, época em que essas aeronaves fiam ociosas.

De acordo com a lei, os planos de contingência para combate a incêndios florestais, elaborados pelos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), deverão ter diretrizes para o uso da aviação agrícola, a ser utilizada para o combate a incêndios em todos os tipos de vegetação.

As aeronaves terão de atender às normas técnicas definidas pelas autoridades competentes do poder público e precisarão ser pilotadas por profissionais devidamente qualificados.

É previsto ainda que a atividade poderá ser incentivada pelo poder público e constará de políticas, programas e planos governamentais de prevenção e combate aos incêndios florestais, inclusive por meio da formação e treinamento de pilotos.

Fonte: Agência Senado

LEIA MAIS:

Sem manejo da terra e prevenção, risco de incêndios aumenta em MT

Amazônia e Cerrado batem recordes de queimadas para mês de junho

Velho do Rio emociona audiência com imagens reais do Pantanal em fogo

Limpeza de vegetação e aceiros às margens da Transpantaneira previne incêndio

Como o Manejo Integrado de Fogo funciona na prevenção de incêndios?