HomeEcologia

Cerca de 40% das espécies de árvores estão em risco de extinção

Cerca de 40% das espécies de árvores estão em risco de extinçãoAlerta cita mais de 16 mil espécies ameaçadas.Foto: Agência Brasil

Senado adia votação de projeto de estadualização de parque nacional em MT
Ritmo de plantio da soja em MT sofre impacto do tempo seco, diz AgRural
BNDES vai comandar fundo de US$ 20 bi para a Amazônia

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) divulgou nesta segunda-feira, 28/10, durante a COP16 em Cali (Colômbia), a primeira Avaliação Mundial das Árvores. O estudo revela que 38% das 47.282 espécies de árvores identificadas estão sob ameaça de extinção, o que corresponde a cerca de 16.425 espécies. As informações são da AFP.

A lista vermelha da UICN, principal referência global sobre o estado de conservação das espécies, apresentou números alarmantes. De um total de 166.061 espécies avaliadas, 46.337 estão ameaçadas de extinção, e mais de 900 já foram extintas.

“A perda de espécies de árvores é prejudicial não só para os ecossistemas, mas também para as espécies que utilizam as árvores como habitat, como mamíferos, aves, répteis, anfíbios, insetos, outras plantas e fungos”, explicou a especialista Emily Beech à agência.

As árvores representam mais de um quarto das espécies avaliadas pela UICN e o número de espécies ameaçadas supera em mais do dobro a soma de todas as aves, mamíferos, répteis e anfíbios em risco.

Este primeiro panorama é resultado da mobilização de uma rede global de mais de cem parceiros institucionais e mais de mil especialistas. A catalogação foi feita em 192 países.

“Esperamos que esta estatística assustadora de 1 em cada 3 árvores em risco de extinção estimule ações urgentes e seja usada para orientar planos de conservação”, revelou a pesquisadora Eimear Nic Lughadha.

De acordo com o relatório,  “a mudança climática ameaça cada vez mais as árvores, especialmente nos trópicos, através do aumento do nível do mar e de tempestades mais fortes e frequentes”.

Na América do Sul, onde se concentra a maior diversidade de árvores do mundo, quase um quarto das 13.668 espécies registradas, ou seja, 3.356, estão em risco de desaparecer.