HomeEcologia

Estado entrega primeiros selos Carbono Neutro MT e certifica adesões ao programa

Estado entrega primeiros selos Carbono Neutro MT e certifica adesões ao programaMauren Lazzaretti entrega certificado Carbono Neutro MT. Foto: Secom-MT

Audiência pública debate impactos de projeto que afrouxa proteção do Pantanal
CMN eleva prazo de reembolso do crédito rural para a suinocultura
Desmate na Amazônia chega a mais de mil km² e bate novo recorde

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no domingo, 5/6, oito selos do Programa Carbono Neutro MT foram concedidos, nas modalidades Compromissário,  Financiador e Apoiador. A entrega ocorreu durante a abertura da Semana do Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá.

“Abrimos a plataforma digital, para a adesão e concessão dos selos aos interessados, e fizemos as entregas dos primeiros selos concedidos. Esta etapa é importante para integrar todos aqueles que fizerem a adesão, no planejamento do Estado, para o alcance da meta de redução de 80% das emissões até 2030 e carbono neutro até 2035”, disse a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

A gestora destaca que esta entrega inaugura uma nova etapa da implantação do Programa, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso para o enfrentamento às mudanças climáticas. O documento é reconhecido, em âmbito nacional e internacional, e atesta o compromisso de quem aderiu a contribuir com as metas de descarbonização de Mato Grosso.

Quem recebeu o selo?

Além da Aprosoja, receberam o selo, que atesta o apoio e a divulgação do Programa entre os associados: Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) e Instituto Ação Verde.

Quem aderiu?

A Minerva Foods, líder na produção e comercialização de carne na América Latina, aderiu neste domingo, no ano em que a empresa completa 30 anos, ao compromisso de neutralizar as emissões de carbono até 2035. Outra empresa a se comprometer com a pecuária sustentável, e recebeu a certificação, é a Agropecuária Água Viva.

O IDH Brazil Sustainable Trade Initiative aderiu ao selo Carbono Neutro como financiador de ações de descarbonização.

LEIA MAIS:

MT assina parceria com ABNT para certificar empresas ‘carbono neutro’

Sema lança sistema de adesão digital ao programa Carbono Neutro MT

Participantes do Programa Carbono Neutro MT terão certificação da ABNT

MT tem potencial para captar US$ 500 milhões ao ano com venda de créditos de carbono