HomeEcologia

Estados debatem bioeconomia e sustentabilidade na Amazônia Legal

Estados debatem bioeconomia e sustentabilidade na Amazônia LegalDebate centrado em políticas públicas para economia verde. Foto: Secom-MT

Amazônia Legal concentra maior número de conflitos e mortes por terra
Baixo controle sobre cadeia da carne prejudica investimentos no setor
Governo anuncia R$ 730 milhões para combater desmatamento

Secretários de Agricultura e Produção Rural da Amazônia Legal participam do 25º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que termina na sexta-feira, 16/6, no Mato Grosso, Cuiabá. O objetivo é fornecer subsídios técnicos aos governadores e contribuir com a Cúpula da Amazônia, que será realizada em agosto, em Belém, no Pará.

Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso formam a Amazônia Legal e participam do evento. Representando Mato Grosso, a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, ressaltou que o encontro representa momento importante para avançar em políticas públicas que possam ajudar a agricultura e a economia verde.

“Todos trouxeram ações que podem ser compartilhadas e temos muito claro a importância de estarmos unidos pelo desenvolvimento da agricultura sustentável e para cumprir o calendário da COP que acontecerá daqui a dois anos”, disse.

Na pauta, discussão para consolidação de três temas estratégicos de agricultura relacionados à Cúpula da Amazônia; alinhamento das discussões e resultados das reuniões das câmaras setoriais sobre a Pan-Amazônia e Cúpula da Amazônia; e a 1ª Reunião da Assembleia Geral dos Governadores.

Márcio Grangeiro, secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação de Roraima ressaltou a importância de ter os Estados reunidos para discutir ações que possam consolidar a produção sustentável do agronegócio e da agricultura familiar. Segundo ele, o encontro foi um momento ímpar para verificar quais as demandas que os estados têm em comum e tratar diretrizes que solidificam as ações desenvolvidas.

“A Amazônia Legal é um vasto território, e apesar da baixa densidade, é a menina dos olhos do mundo. Nós precisamos mostrar para o mundo que nós habitamos e produzimos na região de forma sustentável. Por isso que esse tema é de extrema importância, e nesse espaço conseguimos ampliar nosso leque de ações que precisam ser feitas em pontos que assegurem não só a produção, mas a comercialização, a segurança alimentar e a conservação dos meios produtivos e do meio ambiente”, afirmou.

Cúpula da Amazônia

A Cúpula da Amazônia, que acontecerá em Belém, contará com a presença de presidentes de países da Pan-Amazônia (Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname) e Guiana Francesa, onde serão discutidos temas relacionados ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável, direitos humanos, segurança pública, agricultura e economia verde.

Fontes: Governo de MT e Agência Amazonas