HomeEcologia

Goiás decreta estado de emergência em 25 municípios por estiagem

Goiás decreta estado de emergência em 25 municípios por estiagemGoverno em reunião para debater impacto da falta de chuva. Foto: Wesley Costa

Agro teme perda de safras e apoia negociação do governo com EUA
Processos mais simplificados para aumentar exportações
Cuidado com o solo garante até 35% de desconto no seguro rural

O governo de Goiás decretou situação de emergência em 25 municípios do Estado em razão da falta de chuvas, informou em nota nesta terça-feira a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acrescentando que o decreto 10.407, publicado no Diário Oficial goiano na segunda-feira, 5, tem vigência de 180 dias.

A lista contempla principalmente os municípios de oeste e do norte de Goiás: Acreúna, Amorinópolis, Araguapaz, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Britânia, Caiapônia, Diorama, Guarani de Goiás, Iporá, Israelândia, Ivolândia, Jaupaci, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Mozarlândia, Nova Crixás, Palestina de Goiás, Paraúna, Piranhas, Porangatu, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás e Turvelândia.

Segundo a nota, o decreto leva em consideração o registro de baixos índices de chuvas, além de condições climáticas extremas por causa do período prolongado de baixa ou nenhuma quantidade de chuva, em que a perda de umidade do solo é superior à sua reposição, conforme Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).

Fonte: Estadão Conteúdo