HomeEcologia

Incêndios consomem vegetação no entorno de Cuiabá

Incêndios consomem vegetação no entorno de CuiabáBombeiros estão tendo trabalho para controlar diversos focos. Foto: Secom-MT

Multas por uso irregular do fogo chegam a R$77,9 mi em Mato Grosso
Sem manejo da terra e prevenção, risco de incêndios aumenta em MT
Bombeiros tentam controlar fogo na região do Lago de Manso há seis dias

Por André Garcia

Pelo segundo dia, um incêndio de grande proporção consome uma área de vegetação na comunidade rural de São Jerônimo, em Cuiabá. O combate ao fogo foi iniciado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) logo após a identificação dos primeiros focos, na tarde de quarta-feira, 21/9.

Nesta quinta-feira, 22/9, a corporação informou que quatro equipes foram enviadas ao local e contam com apoio de um caminhão pipa da Defesa Civil. As ações são monitoradas via satélite pela Sala de Situação Descentralizada do Comando Regional Bombeiro Militar – I e pelo Batalhão de Emergências Ambientais, na Capital.

Outro foco de incêndio atingiu a vegetação à beira da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), na saída para Chapada dos Guimarães, nesta quinta.  Imagens das câmeras da Secretaria de Mobilidade Urbana mostram que a fumaça toma conta de boa parte da via, o que acaba atrapalhando a visibilidade dos motoristas que trafegam pelo local.

O CBMMT acionou duas guarnições de combate a incêndio, que realizam o atendimento da ocorrência no local.

É importante lembrar que os moradores da capital vêm sofrendo coma fumaça das queimadas na região Norte e em decorrência de outro incêndio registrado na MT-251 e no Campo de Instrução do Exército Brasileiro.

Diferentemente dos registros do início do mês, desta vez, a situação pode ser amenizada, já que, de acordo com o Clima Tempo, há possibilidade de chuva para esta tarde na região. A unidade do ar é de 67% e as temperaturas mínima e máxima são de 24° e 33° respectivamente.

Estrada do Manso

Nesta semana, um novo incêndio foi registrado as margens da MT-351, conhecida como Estrada do Manso, na altura do km 2, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

No fim de agosto, a região sofreu com um incêndio que durou cerca de dez dias e mobilizou cerca de 80 oficiais, entre bombeiros, brigadistas e Defesa Civil, além de aeronaves no combate ao fogo. Na época, o temor era que os focos se alastrassem para O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

LEIA MAIS:

Problemas respiratórios crescem até 20% por causa de queimadas em Mato Grosso

Mato-grossenses sofrem com fumaça de queimadas na Amazônia

Com início das queimadas, começa correria de idosos e crianças a hospitais

Fumaça de queimadas cobre 5 milhões de km² do Brasil e chega a outros países

Você sabe o que são rios voadores e o que eles têm a ver com a agricultura?