HomeEcologiaAgricultura

Mapa cria programa para reduzir emissão de carbono na agropecuária

Mapa cria programa para reduzir emissão de carbono na agropecuáriaObjetivo é estimular redução de emissões com tecnologias sustentáveis. Foto:CNA

Participantes do Programa Carbono Neutro MT terão certificação da ABNT
Maioria dos executivos brasileiros acredita que mudança climática impactará negócios em 2022
Mato Grosso aguarda assinatura de acordo de 15 milhões de euros com Alemanha, anuncia secretária

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou na segunda-feira, 6/6, o Programa Nacional de Cadeias Agropecuárias Descarbonizantes, durante o Seminário de Iniciativas Descarbonizantes da Agropecuária Brasileira, em Campo Grande (MS).

O objetivo do programa, que será lançado em breve pelo Mapa, é estimular as reduções voluntárias de emissões de gases de efeito estufa em cadeias e produtos agropecuários, por meio do uso de tecnologias sustentáveis de produção agropecuária.

Baseado em três eixos (mitigação, sequestro de carbono e captura e estocagem de carbono), o Programa irá reconhecer os produtores rurais brasileiros pelo trabalho que já vêm realizando para garantir a sustentabilidade dos produtos.

“Se essas ações já são consagradas na agropecuária brasileira, por que os produtores não podem ser remunerados por isso? Por que não podemos ter a confiança dos nossos consumidores, sabendo que aquele produto que eles vêem no mercado tem todo um trabalho científico brasileiro o subsidiando?”, explicou a coordenadora-geral de Produção Animal do Mapa, Marcella Teixeira.

Fonte: Mapa