HomeEcologiaAgricultura

Mapa cria programa para reduzir emissão de carbono na agropecuária

Mapa cria programa para reduzir emissão de carbono na agropecuáriaObjetivo é estimular redução de emissões com tecnologias sustentáveis. Foto:CNA

Maioria dos executivos brasileiros acredita que mudança climática impactará negócios em 2022
BNDES lança edital para comprar até R$ 100 mi em créditos de carbono
Venda de créditos de carbono pode render ao MT US$ 500 mi ao ano

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou na segunda-feira, 6/6, o Programa Nacional de Cadeias Agropecuárias Descarbonizantes, durante o Seminário de Iniciativas Descarbonizantes da Agropecuária Brasileira, em Campo Grande (MS).

O objetivo do programa, que será lançado em breve pelo Mapa, é estimular as reduções voluntárias de emissões de gases de efeito estufa em cadeias e produtos agropecuários, por meio do uso de tecnologias sustentáveis de produção agropecuária.

Baseado em três eixos (mitigação, sequestro de carbono e captura e estocagem de carbono), o Programa irá reconhecer os produtores rurais brasileiros pelo trabalho que já vêm realizando para garantir a sustentabilidade dos produtos.

“Se essas ações já são consagradas na agropecuária brasileira, por que os produtores não podem ser remunerados por isso? Por que não podemos ter a confiança dos nossos consumidores, sabendo que aquele produto que eles vêem no mercado tem todo um trabalho científico brasileiro o subsidiando?”, explicou a coordenadora-geral de Produção Animal do Mapa, Marcella Teixeira.

Fonte: Mapa