HomeEcologia

PL que libera caça esportiva em MT é retirado de pauta da Assembleia

PL que libera caça esportiva em MT é retirado de pauta da AssembleiaProjeto não recebe apoio dos parlamentares. Foto: Agência Brasil.

Assembleia Legislativa de Mato Grosso libera mineração em área de reserva protegida
ALMT instala Câmara Setorial das Mudanças Climáticas
Lei que proíbe construção de hidrelétrica no rio Cuiabá segue ameaçada

O deputado estadual Gilberto Cattani (PSL-MT) pediu à Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais (CMARHRM) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) a retirada de pauta do projeto lei de sua autoria que regulamenta a caça esportiva no estado. O PL n° 16/2022 seria apreciado pela comissão em reunião extraordinária na tarde de terça-feira, 16/8.

O recuo de Cattani se deveu à falta de apoio, já que nenhum dos parlamentares membros da CMARHRM se manifestou favorável ao projeto.

Na ocasião, o parlamentar afirmou que se a proposta fosse avaliada pelo grupo de trabalho apenas um lado do debate seria contemplado, como informou o G1. Na sessão plenária da quarta-feira, 16/8, ele disse que irá solicitar a realização de audiência pública para discutir a proposta.

De fato, o presidente da comissão de Meio Ambiente, deputado Carlos Avallone (PSDB),  afirmou que o seu voto, assim como o da maioria dos demais parlamentares que compõem a comissão, é contrário ao PL, como publicou o site O Eco.

“Esse é um tema que, pelas reações que tenho visto, é bastante polêmico e tem uma decisão muito majoritária. Eu já fiz o relatório e sou também totalmente contra”.

Avallone informou que o projeto já está incluído na pauta da próxima reunião ordinária da comissão, que ocorrerá no dia 23 de agosto.

O texto tinha sido aprovado pela Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária, na semana passada.

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT-MT), no entanto, solicitou que o PL fosse reanalisado pela CMARHRM, que, segundo ele, era a comissão que realmente possuía o mérito da análise da matéria.

LEIA MAIS:

Liberar a caça esportiva de animais em MT ajuda ou atrapalha o produtor?