HomeEcologia

PL que libera caça esportiva em MT é retirado de pauta da Assembleia

PL que libera caça esportiva em MT é retirado de pauta da AssembleiaProjeto não recebe apoio dos parlamentares. Foto: Agência Brasil.

Entidades dizem que projeto do governo dificulta criação de áreas protegidas
Audiência pública debate impactos de projeto que afrouxa proteção do Pantanal
Ministros lançam projetos para o desenvolvimento da área rural de MT

O deputado estadual Gilberto Cattani (PSL-MT) pediu à Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais (CMARHRM) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) a retirada de pauta do projeto lei de sua autoria que regulamenta a caça esportiva no estado. O PL n° 16/2022 seria apreciado pela comissão em reunião extraordinária na tarde de terça-feira, 16/8.

O recuo de Cattani se deveu à falta de apoio, já que nenhum dos parlamentares membros da CMARHRM se manifestou favorável ao projeto.

Na ocasião, o parlamentar afirmou que se a proposta fosse avaliada pelo grupo de trabalho apenas um lado do debate seria contemplado, como informou o G1. Na sessão plenária da quarta-feira, 16/8, ele disse que irá solicitar a realização de audiência pública para discutir a proposta.

De fato, o presidente da comissão de Meio Ambiente, deputado Carlos Avallone (PSDB),  afirmou que o seu voto, assim como o da maioria dos demais parlamentares que compõem a comissão, é contrário ao PL, como publicou o site O Eco.

“Esse é um tema que, pelas reações que tenho visto, é bastante polêmico e tem uma decisão muito majoritária. Eu já fiz o relatório e sou também totalmente contra”.

Avallone informou que o projeto já está incluído na pauta da próxima reunião ordinária da comissão, que ocorrerá no dia 23 de agosto.

O texto tinha sido aprovado pela Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária, na semana passada.

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT-MT), no entanto, solicitou que o PL fosse reanalisado pela CMARHRM, que, segundo ele, era a comissão que realmente possuía o mérito da análise da matéria.

LEIA MAIS:

Liberar a caça esportiva de animais em MT ajuda ou atrapalha o produtor?