HomeEcologiaProdutividade

Planilha auxilia no planejamento de plantio de árvores no sistema ILPF

Planilha auxilia no planejamento de plantio de árvores no sistema ILPFPesquisador mostra planilha desenvolvida pela Embrapa. Foto: Daniela_Collares/Embrapa

Setor aquecido faz do Brasil segundo maior exportador de algodão
Tesouro suspende contratação de linhas com subsídio no crédito rural
Saída de MT da Amazônia Legal pode aumentar risco de malária e dengue

Com o objetivo de auxiliar produtores rurais e técnicos no planejamento de um sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), pesquisadores da Embrapa desenvolveram uma planilha eletrônica que possibilita o cálculo rápido do percentual de ocupação de cada componente do sistema (lavoura, pecuária e floresta) e o quantitativo em termos de área. A planilha está disponível aqui.

Já disponível para uso pelos produtores e técnicos, a planilha foi finalizada dentro do projeto Integração Pecuária-Floresta na Região da Campanha no Pampa Gaúcho (IPF-Pampa), apoiado financeiramente pela Associação Rede ILPF, uma parceria público-privada entre a Embrapa e as empresas Bradesco, Cocamar, John Deere, Soesp e Syngenta.

Quais são as vantagens do uso da planilha?

  • A planilha permite que produtor saiba quanto da área é ocupado pela lavoura, pecuária e floresta.
  • Ela orienta o melhor desenho do sistema, fornece o número exato de árvores para o talhão e otimiza o planejamento da ocupação.
  • Leva em consideração os espaços entre as árvores e as culturas agrícolas e o destinado à manobra de máquinas, tornando os cálculos mais efetivos e próximos do executado no campo.
  • Auxilia o produtor a estimar os insumos necessários para a implantação do sistema, evitando despesas desnecessárias.
  • A implantação correta do método favorece a rentabilidade e o uso mais eficiente e sustentável de máquinas, equipamentos e dos recursos naturais e humanos.
  • Todas as simulações podem ser salvas na própria planilha para comparações posteriores.
  • Disponível gratuitamente, a planilha é de fácil preenchimento e foi desenvolvida com apoio da Associação Rede ILP.

Fonte: Embrapa