HomeEcologia

União Europeia adota lei que proíbe produtos ligados a desmatamento

União Europeia adota lei que proíbe produtos ligados a desmatamentoLegislação vai impactar nas exportações. Foto: Wikimedia Commons

Ano começa com queda de 60% no desmatamento da Amazônia Legal
MT tem sete Terras Indígenas com alto índice de desmatamento
Estado tem sete cidades entre as dez que mais desmataram a Amazônia

Os 27 países quem compõem a União Europeia (UE) anunciaram nesta terça-feita, 16/5, a adoção de novas regras que ajudarão o bloco a reduzir o desmatamento ao regularizar a situação do comércio de uma série mercadorias. A UE é uma grande consumidora e comerciante de commodities e produtos que desempenham um papel importante no desmatamento.

A nova legislação vai endurecer as regras para quem comercializa  óleo de palma, gado, madeira, café, cacau, borracha e soja e também seus derivados , como chocolate, móveis, papel impresso e aqueles feitosà base de óleo de palma.

Os produtores terão que garantir que o que vendem para UE não contribui para o desmatamento e a degradação florestal em nenhum lugar do mundo a partir de 2021.

Outro aspecto da lei, é que o vendedor será obrigado a comprovar que seu produto cumpre as as regras de seu país, respeitando não apenas o meio ambiente, mas também direitos humanos e a proteção dos povos originários.

De acordo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO),  420 milhões de hectares de floresta – uma área maior que a União Europeia – foram destruídos entre os anos de 1990 e 2020.