HomeEcologia

Verão sem fim: veja como a temperatura está longe do normal

Verão sem fim: veja como a temperatura está longe do normalEm pleno outono, Brasil enfrenta clima de verão. Andre Romeu/Gcom-MT

Mudanças do clima fizeram agro perder R$ 19 tri em 30 anos
Clima extremo provoca quebra de safra com prejuízos bilionários
2023 pode ser o ano mais quente já registrado, dizem cientistas

O outono se iniciou no dia 20 de março, mas o clima na maior parte do Brasil ainda está quente, acompanhando uma tendência global de altas temperaturas.

Na metade de abril, na grande maioria dos estados brasileiros seguem as temperaturas de verão. De acordo com o MetSul, a primeira metade do mês registrou temperaturas acima da média histórica em quase todo o País.

Os desvios das médias históricas em algumas áreas são significativos, atingindo até 3ºC a 4ºC acima da climatologia.

De acordo com o serviço de meteorologia, as mínimas na primeira metade do mês ficaram acima a muito acima da média em quase todo o território nacional com desvios pronunciados da climatologia em todas as regiões brasileiras, mas, em especial, entre o Paraná, o Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo.

Já as máximas ficaram acima da média histórica principalmente no Norte do Sul do Brasil, no Mato Grosso do Sul, na Região Sudeste e em muitas áreas da Região Nordeste.

As águas muito quentes do Atlântico tropical contribuem para a temperatura muito acima da média em diversas cidades nordestinas.

No Centro-Oeste, no Brasil Central, Goiânia teve média mínima de 21,7ºC na primeira metade do mês, ou 2,4ºC acima da média mínima histórica de abril de 19,3ºC. Por sua vez as máximas na primeira quinzena ficaram com média de 32,3ºC, o que significa 1ºC acima da média máxima histórica de abril de 31,3ºC.