HomeEcologia

Centro-Oeste recebe alerta de grande perigo de calor

Centro-Oeste recebe alerta de grande perigo de calorSem chuvas, Centro-Oeste vai sofrer com altas temperaturas. Foto: Agência Brasil

Fevereiro será quente e chuvoso no Brasil, diz Inmet
Calor leva MT ao maior consumo de energia em 23 anos
Tempo quente e seco, típico do veranico, predomina no Brasil Central

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para perigo e grande perigo sobre temperaturas acima da média nesta semana para, pelo menos, sete estados brasileiros a partir desta segunda, 6/5.

Com risco de grande perigo à saúde, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná serão afetadas pelo aumento atípico das temperaturas durante a estação do outono.

No Centro-Oeste, o tempo é firme, com máximas de 37°C no Mato Grosso, e 33°C no Mato Grosso do Sul e Goiânia. Não há previsão de chuva ou de temperaturas mais amenas ao longo da semana para os estados.

Como se proteger?

A primeira e mais importante recomendação para enfrentar o calor e beber grande quantidade de líquidos. Manter-se hidratado ajuda o corpo a suar e manter uma temperatura corporal normal. Igualmente importante é usar roupas folgadas e leves. Vestir roupas em excesso ou roupas justas não permite que o corpo esfrie adequadamente.

É importante também se proteger contra queimaduras solares. As queimaduras solares afetam a capacidade do corpo de se refrescar, portanto proteja-se ao ar livre com um chapéu de abas largas e óculos de sol e use um protetor solar de amplo espectro com FPS de pelo menos 15.

LEIA MAIS:

Calor extremo pode levar a 27 diferentes tipos de morte