HomeEcologiaEconomia

Desconto nos juros para produtores de boas práticas deve sair este ano

Desconto nos juros para produtores de boas práticas deve sair este ano

Abertura de novas áreas para o agro anuncia crise hídrica inédita
App revela se carne tem relação com desmatamento e trabalho escravo
Sicredi libera recorde de R$ 17,6 bi nos primeiros 3 meses da safra 2022/23

Benefícios para aqueles que adotam boas práticas na agropecuária devem sair anda este ano. Quem afirmou foi o secretário adjunto substituto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz de Araújo, nesta sexta-feira, 10/11.

O Mapa já relacionou as práticas passíveis do desconto e enviou para o Ministério da Fazenda. Agora é preciso definir, de comum acordo, como será feita a comprovação da adoção pelos produtores, afirmou o Globo Rural.

Como anunciado no lançamento do Plano Safra deste ano, a intenção é conceder desconto de 0,5 ponto percentual nos financiamentos de produtores que comprovarem que adotam boas práticas de produção.

“Não foi definido porque estamos tendo o cuidado de ver a forma de comprovação, se é mediante certificação ou se com um atestado de conformidade, se poderá admitir a assinatura de um projeto técnico, por exemplo, ou declaração do produtor”, disse o secretário.

Vaz explicou que já existem certificações do ministério que poderão ser incorporadas no processo, como as existentes para a adoção de boas práticas agropecuárias, agricultura orgânica e bem-estar animal. A avaliação é a inclusão de certificações privadas, como a da cadeia do algodão, reconhecida internacionalmente.

“Nossa avaliação é um pouco demorada para não deixar de fora as certificações reconhecidamente produtivas. Estamos fazendo a avaliação junto ao Banco Central de maneira que não se faça uma regulamentação que dificulte o operacional dos agentes financeiros, é importante que isso não implique custo ao agente”, explicou. “Ainda está amadurecendo um pouco, deve ser regulamentado se não em novembro na próxima reunião”, completou.