HomeEconomiaPecuária

Egito faz aumentar exportação de carne bovina de MT em janeiro

Egito faz aumentar exportação de carne bovina de MT em janeiro

Imac cria Grupo de Trabalho sobre rastreabilidade da carne em MT
Pecuaristas já devem se planejar para a estação de monta em MT
O que o Canadá espera do Brasil com exportação de carnes, segundo Acrimat

O volume das exportações de carne bovina de Mato Grosso cresceu 36,25% em janeiro deste ano ante o mesmo mês do ano de 2021. Esse aumento ocorreu em razão dos embarques realizados para o Egito, que surpreendeu ao ampliar seu volume de compras no período, além da China, que já é considerado o principal comprador da carne brasileira.

Foram exportadas 43 mil toneladas de equivalente carcaça (TEC) da carne bovina de Mato Grosso durante o mês de janeiro de 2022. Já no mesmo período do ano anterior, foram exportados 31 mil TEC, de acordo com os dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Dos embarques realizados em janeiro deste ano, a China e Hong Kong foram responsáveis pela compra de 30% da carne bovina mato-grossense, seguida pelo Egito, que comprou 21%. Os Estados Unidos e os Emirados Árabes ocupam o terceiro lugar na participação das exportações, com 6% dos embarques realizados cada um.

“O volume exportado aumentou devido às demandas reprimidas da China, que voltou a comprar, e a entrada de um novo comprador, o Egito. Na verdade, o Egito já comprava, mas nesse período ele intensificou as compras e totalizou 21% dos embarques de Mato Grosso. Isso trouxe uma receita 44% maior de janeiro de 2021 para janeiro de 2022”, afirmou o gerente de Relações Institucionais da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Nilton Mesquita.

Ainda segundo Nilton, esse cenário positivo surpreendeu devido ao histórico do período, cuja tendência é de baixa demanda de compra. “Em janeiro saímos de um período de pico máximo de abate, que são os últimos três meses do ano em que o mercado está aquecido e há uma demanda maior do mercado. Então, historicamente em janeiro costuma ser mais calmo. Mas janeiro de 2022 surpreendeu por ser mais aquecido em relação a 2021”, afirmou o gerente.

Fonte: Acrimat