HomeEconomiaPecuária

Exportação de carne bovina de MT cresce 42%

Exportação de carne bovina de MT cresce 42%Crescimento se refere ao primeiro bimestre de 2022. Foto: Agência Brasil

Projeto de boas práticas de pecuária pantaneira é ‘joia da coroa’
Volume de abates em dezembro foi o maior de todo o ano de 2021 em MT
Cáceres recebe investimento de programa para produtores de bezerro

O mercado da carne de Mato Grosso registrou cenário positivo nas exportações da proteína bovina, enquanto as carnes suína e de aves apresentaram quedas. Os dados referem-se ao primeiro bimestre deste ano, no comparativo com o último bimestre de 2021.

De acordo com o boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), foi registrado aumento de 42,5% na exportação da carne bovina, sendo que a importação chinesa foi responsável por 31,39 mil toneladas. O montante representa um aumento de 1.310% ante o sexto bimestre de 2021.

Já para as carnes suína e aviária foi registrado um recuo no volume exportado nesse mesmo período, variando em -30,55% e – 25,70%, respectivamente. No mercado suíno, o principal impacto foi a redução em 66,7%, ante o último bimestre de 2021, por parte das aquisições chinesas.

No mercado de aves, por sua vez, foi registrada uma queda na importação pela Arábia Saudita e, aliada a isso, houve a retração no consumo dos principais países importadores; como o Japão, que registrou queda de 32,07% no mesmo comparativo.