HomeEconomiaInfraestrutura

Assinado convênio para construção de estação de água em Várzea Grande

Assinado convênio para construção de estação de água em Várzea Grande

Em MT, Bacia do Tapajós sofre alto impacto ambiental por causa de hidrelétricas
Livro “Mulheres pela Água” tem participação de personalidades mato-grossenses
Nova regra aperfeiçoa o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc)

Com o objetivo de solucionar o problema da falta de água em Várzea Grande, o Governo de Mato Grosso assinou nesta quinta-feira, 25/11, um convênio para a construção de uma Estação de Tratamento de Água no bairro Chapéu do Sol. A parceria foi firmada em ato realizado na prefeitura de Várzea Grande, com a presença do governador Mauro Mendes e do prefeito Kalil Baracat.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) vai repassar R$ 26.994.637,07 para a prefeitura, que entrará com uma contrapartida de R$ 1.420.770,38 e será responsável por executar a obra.

Com cerca de 288 mil habitantes, Várzea Grande tem sofrido com a falta de água há meses. Em agosto, moradores, com baldes, panelas e roupas sujas, protestaram na frente da prefeitura, pedindo uma solução para o problema. Alguns bairros chegaram a ficar duas semanas sem água.

A ETA Barra do Pari será construída na Estrada da Passagem da Conceição, com uma capacidade de captar 250 litros de água por segundo. Além do sistema de captação, a estrutura vai ter uma adutora de água bruta, uma estação de água completa com três adutoras para água tratada e três reservatórios apoiados, com capacidade de armazenar 4,5 milhões de litros.

Para o governador Mauro Mendes, com a nova ETA, o problema de falta de água em Várzea Grande ficará definitivamente no passado.

“Vamos colocar um ponto final nesse problema. Várzea Grande é uma cidade que tem uma demanda grande de água, mas agora nós temos 100% de certeza que teremos uma solução definitiva de médio e longo prazo para a a cidade”.

O prefeito Kalil Baracat agradeceu a parceria do Governo do Estado e acredita que, junto com outros investimentos realizados pela prefeitura, a falta de água será resolvida.

“O governador sabe das nossas demandas. Hoje estamos realizando um sonho de todo várzea-grandense”, afirmou. A ETA vai atender cerca de 30 bairros de Várzea Grande.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, “esse é um projeto muito importante, talvez a principal demanda de Várzea Grande, que agora vai resolver o problema definitivamente”.

O senador Jayme Campos afirmou que com essa ETA e outra construída pela prefeitura no bairro Cristo Rei, a capacidade de abastecimento da cidade será dobrada. “A cidade cresceu muito e este é um começo para nós melhorarmos a questão da distribuição no nosso município”.

Fonte: Governo de Mato Grosso