HomeEconomia

Venda de carros elétricos sobe 78% no primeiro trimestre no Brasil

Venda de carros elétricos sobe 78% no primeiro trimestre no BrasilEletrificados em circulação devem passar de 100 mil entre julho e agosto. Foto: Copel

Antes contra, Abimapi se diz agora a favor de farinha com trigo geneticamente alterado
Preços de fertilizantes sobem no País com crise entre Rússia e Ucrânia
Custos de produção da soja em MT sobe 1,2% puxado por fertilizantes, diz Imea

As vendas de veículos eletrificados leves cresceram 78% no primeiro quadrimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto a venda geral de carros no País caiu 23%. Os dados, divulgados na quarta-feira, 18/05, são da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

Com os 3.123 emplacamentos de abril, o mercado já contabiliza 12.976 unidades comercializadas no ano, contra 7.290 no primeiro quadrimestre de 2021, afirma a ABVE.

O estoque total de eletrificados em circulação no País chegou a 90 mil veículos (2012 a abril de 2022), e deverá passar de 100 mil entre julho e agosto, estima a associação.

A participação desse segmento nas vendas internas totais de leves (market share) foi de 2,5% no quadrimestre e de 2,3% em abril (1,8%, de janeiro a dezembro de 2021).

Para o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, essa tendência de eletrificados em alta e veículos convencionais em queda deveria servir de alerta às autoridades públicas, em todos os níveis, especialmente no Governo Federal.

“Os números reforçam a necessidade de o governo ter uma clara estratégia de transição rumo à eletromobilidade, pois o mercado brasileiro já fez a sua opção preferencial pelo transporte limpo e sustentável” – acrescentou.

Fonte: ABVE