HomeAgriculturaProdutividade

Funai apoia plantio mecanizado de arroz em terra indígena do MT

Funai apoia plantio mecanizado de arroz em terra indígena do MT

Governo reduz imposto de importação de carne, arroz e outros
Arroz é alternativa viável para reduzir custos de produção de aves e suínos
Simplicidade do prato regional Maria Izabel viaja pelo mundo

A Coordenação Regional de Ribeirão Cascalheira, unidade descentralizada da Fundação Nacional do Índio (Funai) localizada na região nordeste do Mato Grosso, tem apoiado o plantio mecanizado de 45 hectares de arroz na Terra Indígena Pimentel Barbosa, em parceria com a Prefeitura de Canarana (MT). Prevista para o mês de abril, a colheita poderá alcançar uma safra de 1.575 sacas de arroz, o que equivale a 86,6 toneladas do grão, beneficiando cerca de 1,7 mil indígenas da etnia Xavante.

A produção será destinada a suprir as necessidades das comunidades indígenas, relata o coordenador regional da Funai, Jussielson Gonçalves.

O cultivo dessa lavoura de arroz só foi possível com o empenho das lideranças indígenas que contaram com o apoio da Funai e da Prefeitura de Canarana, que emprestou a semeadeira/adubadeira para o plantio. A Funai forneceu o calcário para a correção do solo”, afirma Gonçalves. “Fazendeiros vizinhos à Terra Indígena também emprestaram maquinário para os produtores indígenas”, pontua o coordenador regional da fundação.

“Pelo projeto, todo o investimento é feito pela Prefeitura de Canarana, desde o plantio, a parte de manutenção do solo até o maquinário. Já a Funai atua na fiscalização e no acompanhamento do plantio e da colheita, prestando todo tipo de apoio caso os indígenas precisem”, explica.

De acordo com Gonçalves, a unidade da Funai acompanha o projeto por meio dos servidores da Coordenação Técnica Local Água Boa I, do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial (Segat) e do próprio coordenador regional, que visita regularmente a Terra Indígena Pimentel Barbosa.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública