HomeAgriculturaProdutividade

Funai apoia plantio mecanizado de arroz em terra indígena do MT

Funai apoia plantio mecanizado de arroz em terra indígena do MT

Arroz é alternativa viável para reduzir custos de produção de aves e suínos
Governo reduz imposto de importação de carne, arroz e outros
Produção de grãos atinge recorde na safra 21/22, com 271,2 milhões de t

A Coordenação Regional de Ribeirão Cascalheira, unidade descentralizada da Fundação Nacional do Índio (Funai) localizada na região nordeste do Mato Grosso, tem apoiado o plantio mecanizado de 45 hectares de arroz na Terra Indígena Pimentel Barbosa, em parceria com a Prefeitura de Canarana (MT). Prevista para o mês de abril, a colheita poderá alcançar uma safra de 1.575 sacas de arroz, o que equivale a 86,6 toneladas do grão, beneficiando cerca de 1,7 mil indígenas da etnia Xavante.

A produção será destinada a suprir as necessidades das comunidades indígenas, relata o coordenador regional da Funai, Jussielson Gonçalves.

O cultivo dessa lavoura de arroz só foi possível com o empenho das lideranças indígenas que contaram com o apoio da Funai e da Prefeitura de Canarana, que emprestou a semeadeira/adubadeira para o plantio. A Funai forneceu o calcário para a correção do solo”, afirma Gonçalves. “Fazendeiros vizinhos à Terra Indígena também emprestaram maquinário para os produtores indígenas”, pontua o coordenador regional da fundação.

“Pelo projeto, todo o investimento é feito pela Prefeitura de Canarana, desde o plantio, a parte de manutenção do solo até o maquinário. Já a Funai atua na fiscalização e no acompanhamento do plantio e da colheita, prestando todo tipo de apoio caso os indígenas precisem”, explica.

De acordo com Gonçalves, a unidade da Funai acompanha o projeto por meio dos servidores da Coordenação Técnica Local Água Boa I, do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial (Segat) e do próprio coordenador regional, que visita regularmente a Terra Indígena Pimentel Barbosa.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública