HomeAgricultura

GTs atuarão em revisão de plano e centro de excelência em fertilizantes

GTs atuarão em revisão de plano e centro de excelência em fertilizantesPolíticas públicas para o setor serão anunciadas em novembro. Foto: Wenderson Araújo/ CNA

Brasil tem fertilizante suficiente até outubro, diz Tereza Cristina
Grupo Acron, da Rússia, compra fábrica de fertilizantes de MS
Custo de produção da soja mais do que dobra em MT, em três anos

O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, criou um grupo de trabalho (GT) para revisar o Plano Nacional de Fertilizantes e um outro para elaborar proposta de criação e monitoramento da implantação do Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas.

As portarias que criam as duas equipes estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de  segunda-feira, 7/8, e são assinadas pelo Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert), que é presidido por Alckmin.

Os dois grupos foram anunciados em junho na primeira reunião do Conselho, conforme apurou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) na ocasião.

O primeiro grupo formalizado terá 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, para fazer uma proposta de revisão do Plano Nacional de Fertilizantes 2022-2050, cujo objetivo é reduzir a dependência externa do Brasil nessa área. Hoje, 85% dos fertilizantes usados nas plantações brasileiras são importados.

“A redução, ao menos parcial, dessa dependência externa é um dos objetivos da Política Nacional de Fertilizantes que passa a ser atualizada a partir de agora”, disse o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, em junho.

O segundo grupo de trabalho também terá 90 dias de trabalho, mas, nesse caso, a tarefa principal é entregar ao ministro uma proposta de modelo de governança para o funcionamento do Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Cefenp) e de infraestrutura física, recursos humanos, fontes públicas e/ou privadas de recursos financeiros, associada à uma proposta de captação e gestão para criação do novo centro.

A intenção do governo, segundo já informou o MDIC, é anunciar uma Política Nacional para a Indústria e a Política Nacional de Fertilizantes até novembro.

Fonte: Estadão Conteúdo