HomeAgricultura

Mapa publica lista de 28 processos com prioridade de registro de agrotóxicos

Mapa publica lista de 28 processos com prioridade de registro de agrotóxicosMapa vai analisar os processos para possíveis registros dos produtos. Foto: Agência Brasil

Indea tem 15 dias para fornecer dados sobre comercialização de agrotóxicos em MT
Fazendeiros são indiciados por morte de 9 milhões de abelhas em Goiás
Agrotóxicos contrabandeados são incinerados em Mato Grosso

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou na sexta-feira, 19/8, a seleção dos processos de registro  e agrotóxicos e afins que passarão a ter prioridade de análise dos registros em função das pragas que hoje mais preocupam a agricultura.

Ao todo, foram selecionados 28 processos, entre 394 elegíveis, de 67 empresas registrantes. Seis pragas consideradas prioritárias não tiveram nenhum pleito de registro de agrotóxicos para o seu controle: 4 bactérias e 2 pragas quarentenárias presentes na mosca-da-carambola e ácaro-hindu dos citros.

A seleção atende ao Decreto nº 10.833/2021 e foi realizada conforme os critérios definidos na Portaria nº 581/2022 que objetiva o controle de pragas importantes para a agricultura e busca promover a competitividade, a fabricação e a formulação nacional dos agrotóxicos que tenham essas pragas como alvo. Além disso, a Portaria busca trazer critérios objetivos e dar transparência ao processo de escolha dos pleitos de registros a serem priorizados.

“A intenção da seleção é dar celeridade à aprovação de soluções para o controle químico dos problemas fitossanitários que mais afligem os agricultores no momento”, explica o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Goulart.

Confira a lista no site do Mapa

Fonte: Mapa