HomeAgricultura

Setembro começa com tempo quente e seco em Mato Grosso

Setembro começa com tempo quente e seco em Mato GrossoPancadas de chuva retornam de forma gradual ao longo do mês em MT. Foto: Divulgação

Plantação de soja cresce e ocupa 10% do Cerrado
El Niño é um dos impulsionadores do calorão desta semana
Onda de calor eleva em até 5°C a temperatura do mês em Goiás

Setembro chega hoje com a promessa de tempo quente e seco em Mato Grosso, pelo menos neste início de mês. A partir do dia 15, termina o vazio sanitário no nosso Estado e se inicia o plantio da soja.

É justamente neste período que o produtor rural precisa saber se vai ter umidade disponível para lançar as primeiras sementes da oleaginosa.

De acordo com o Climatempo, “as pancadas de chuva associadas ao calor e à alta umidade retornam de forma gradual ao longo do mês sobre o norte, centro e oeste de Mato Grosso e, no final do mês, elas já devem ser praticamente diárias”.

Nestas regiões, ainda conforme o site, as chuvas devem ficar acima da média. Nas demais, dentro da normalidade.

Os meteorologistas alertam, porém, para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 11% e 20% em todo Mato Grosso, exceto no noroeste do Estado.

Quanto às temperaturas, a previsão é de mais calor que a média histórica.

“No leste, as temperaturas devem ficar acima da média. Já no sul, noroeste e norte, elas devem ficar dentro da média. No extremo sudoeste do estado, elas tendem a ficar um pouco abaixo da média”, diz o site.