HomeEcologia

Centro-Oeste tem alerta de chuvas intensas e calor persiste

Centro-Oeste tem alerta de chuvas intensas e calor persisteCalor e pancadas de chuva estão previstas para os próximos dias. Foto: Climatempo

Mudança climática tornou 100x mais provável a onda de calor no Brasil
Calor e seca reduzem produtividade da soja, diz estudo do Ipam
Fevereiro bateu recorde de calor, diz observatório climático

No final da última semana, o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu alertas laranjas de chuvas intensas no Centro-Oeste. Seguindo essa tendência, o Carnaval deverá ter períodos de chuva em quase todas as regiões do País e, segundo os meteorologistas, as chuvas mais intensas podem ficar concentradas no centro-norte do Brasil. As informações são do G1.

Nesta semana, informou o Inmet, cidades do norte e noroeste de Mato Grosso devem começar os dias com pancadas irregulares, assim como as regiões do centro-sul de Goiás. Já o Climatempo aponta que as temperaturas podem subir de 3 a 5 graus da normalidade até o dia 10 de fevereiro. A MetSul Meteorologia prevê que essa onda de calor deve se prolongar em um extenso período de temperaturas elevadas e acima das médias históricas, de acordo com reportagem do Globo Rural. 

Bolha de calor no Sul tende a se expandir verticalmente, dizem especialistas. Foto: MetSul

Domo de calor

Há muitos dias uma bolha de calor, chamada de domo ou cúpula de calor (em inglês, heat dome), está na Argentina e o Rio Grande do Sul vem sofrendo os seus efeitos. A bolha ocorre com áreas de alta pressão que atuam como cúpulas de calor e têm ar descendente. Isso comprime o ar no solo e através da compressão aquece a coluna de ar.

A tendência dessa bolha é se expandir verticalmente pelo Brasil, chegando nos próximos dias a região Centro-Oeste. O alto ângulo do sol de verão combinado com o céu claro ou de poucas nuvens aquece ainda mais o solo.