HomeEcologiaAgricultura

Você sabe qual é a diferença entre queimada e incêndio florestal?

Você sabe qual é a diferença entre queimada e incêndio florestal?

Governo Federal decreta estado de emergência ambiental em MT, líder em queimadas
Incêndio na região do Manso ameaça Chapada dos Guimarães
Incêndio no Parque Estadual Serra Ricardo Franco está controlado

Você sabe qual é a diferença entre queimada e incêndio florestal?

Ambos  provocaram grandes prejuízos para o meio ambiente recentemente no Brasil. O dado novo é que esse tipo de fogo produz gases de efeito estufa, cujas emissões não são contabilizadas nos inventários nacionais sobre o tema. A diretora de ciência do IPAM, Ane Alencar, apresentou nesta sexta-feira, 5/11, na COP26, um estudo inédito  sobre o tema.

De acordo com ela, foi desenvolvido uma nova metodologia para calcular  emissões provenientes de incêndios florestais na Amazônia. Ela calcula que essa emissões de CO2 representam 21% a mais nas emissões contabilizadas. Isso significa dizer que os dados de gases de efeito estufa existentes hoje estão subestimados.

Saiba a diferença entre queimadas (ou fogo de manejo ou fogo de desmatamento) e incêndios florestais:

Fogo de manejo agropecuário: empregado por produtores rurais grandes, médios e pequenos, inclusive por populações tradicionais, para limpar o terreno de pragas e renovar o solo. Acontece principalmente em áreas de pastagem e é sempre intencional.

Fogo de desmatamento recente: queimar a vegetação derrubada é mais barato do que retirá-la com tratores; além disso, as cinzas ajudam a nutrir o solo amazônico para o plantio de pasto, por exemplo. É sempre intencional.

Incêndios florestais: é o fogo que pega a floresta viva, espalhando-se rapidamente pelas folhas secas depositadas no solo. Pode ser acidental, quando escapa de uma queimada próxima, ou intencional, quando colocado propositalmente com a intenção de degradar a floresta.

Fonte: IPAM