HomeAgriculturaProdutividade

Imea estima maior produção de soja da série histórica para Mato Grosso

Imea estima maior produção de soja da série histórica para Mato Grosso

Chuvas atrasam plantio de milho e algodão em Mato Grosso
Exportações de carne bovina de MT em maio caem 8,8% ante abril
Maior parte da pecuária de MT é formada por pequenos produtores, diz pesquisa

A  Safra 2021/2022 de soja pode ter o maior registro da série histórica para o Mato Grosso. A projeção é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), elevando a sua previsão para 39,48 milhões de toneladas, ante 38,14 milhões de toneladas projetadas em dezembro.

O volume é recorde e supera em 9,50% o colhido no ano anterior. A perspectiva de produtividade média no Estado subiu de 58,56 para 60,27 sacas por hectare, e a estimativa de área plantada aumentou de 10,86 milhões de hectares para 10,92 milhões de hectares.

Conforme o Imea, a elevação na área se deve a um plantio maior do que o previsto anteriormente nas regiões nordeste, centro-sul e médio-norte. Quanto à produtividade, o oeste e norte ganham destaque com as maiores expectativas de rendimento, estimadas em 61,80 sacas/ha e 61,82 sacas/ha, respectivamente. “Por outro lado, as expectativas para a região médio-norte (59,26 sacas/ha) e nordeste (59,66 sacas/ha) se mostraram inferiores às demais regiões em função dos excessos de chuvas, que prejudicaram pontualmente a qualidade dos grãos até o momento.”

Ainda conforme o instituto, as previsões continuam indicando volumes elevados de chuva para os próximos 30 dias em todo o Estado, acendendo o alerta para a umidade no momento da colheita do grão.

Fonte: Estadão