HomeProdutividade

Mato Grosso adota prazo estendido para plantio de soja até 3 de fevereiro

Mato Grosso adota prazo estendido para plantio de soja até 3 de fevereiro

MT ganha Rota da Banana para fortalecer cadeia da fruta
Com regulações avançadas, mercado de carbono vira realidade
Governo antecipa combate ao fogo em áreas vulneráveis

Mato Grosso vai adotar o novo calendário de plantio da soja, definido na Portaria 389, do Ministério da Agricultura, de 1º de setembro. Segundo a norma, o prazo se estende de 16 de setembro de 2021 a 3 de fevereiro de 2022 para a semeadura de oleaginosa. Como é sabido, a extensão do prazo aumenta o risco da principal doença da soja, a ferrugem asiática, conforme alertam as principais entidades do agronegócio.

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) informa nesta segunda-feira, 27/9, que está trabalhando na atualização da Instrução Normativa Conjunta SEDEC/INDEA-MT nº001/2021, que está em vigor em nosso Estado, e estará cumprindo sua função de fiscalizar o cumprimento das medidas fitossanitárias para prevenção e controle da doença da soja no Estado de Mato Grosso.

No dia 21 de julho, o Indea se manifestou ao Ministério da Agricultura, sugerindo a manutenção do mesmo calendário de plantio de soja praticado no Estado desde 2015, ou seja, de 16 de setembro a 31 de dezembro, considerando que o mesmo atende às especificações da Portaria nº306/2021.

“Entretanto, a Secretaria de Defesa Agropecuária, por meio da Portaria MAPA nº 389, de 01 de setembro de 2021 estabeleceu os calendários de semeadura de soja em nível nacional, restando para o Estado do Mato Grosso o período de 16 de setembro de 2021 a 03 de fevereiro de 2022 para a semeadura de soja”, afirma o órgão.

Fonte: Indea-MT