HomeProdutividade

Mato Grosso adota prazo estendido para plantio de soja até 3 de fevereiro

Mato Grosso adota prazo estendido para plantio de soja até 3 de fevereiro

Brasil exportou aos países árabes mais de 800 mil t de carne de frango, diz ABPA
Mato Grosso lidera registro de queimadas, de janeiro a julho
Venda de orgânicos cresce 30% e evidencia mercado a ser explorado

Mato Grosso vai adotar o novo calendário de plantio da soja, definido na Portaria 389, do Ministério da Agricultura, de 1º de setembro. Segundo a norma, o prazo se estende de 16 de setembro de 2021 a 3 de fevereiro de 2022 para a semeadura de oleaginosa. Como é sabido, a extensão do prazo aumenta o risco da principal doença da soja, a ferrugem asiática, conforme alertam as principais entidades do agronegócio.

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) informa nesta segunda-feira, 27/9, que está trabalhando na atualização da Instrução Normativa Conjunta SEDEC/INDEA-MT nº001/2021, que está em vigor em nosso Estado, e estará cumprindo sua função de fiscalizar o cumprimento das medidas fitossanitárias para prevenção e controle da doença da soja no Estado de Mato Grosso.

No dia 21 de julho, o Indea se manifestou ao Ministério da Agricultura, sugerindo a manutenção do mesmo calendário de plantio de soja praticado no Estado desde 2015, ou seja, de 16 de setembro a 31 de dezembro, considerando que o mesmo atende às especificações da Portaria nº306/2021.

“Entretanto, a Secretaria de Defesa Agropecuária, por meio da Portaria MAPA nº 389, de 01 de setembro de 2021 estabeleceu os calendários de semeadura de soja em nível nacional, restando para o Estado do Mato Grosso o período de 16 de setembro de 2021 a 03 de fevereiro de 2022 para a semeadura de soja”, afirma o órgão.

Fonte: Indea-MT